Se você faz academia ou conhece alguém que é adepto à prática, provavelmente já ouviu falar no chamado whey protein.
Também conhecido como a proteína do soro do leite, o popular suplemento conta com alto grau de pureza, o que torna a sua absorção pelo organismo bastante rápida.
Além de ter um alto valor biológico, o suplemento oferece altas fontes de proteína e aminoácidos essenciais ao corpo, tudo isso sem a adição de gordura e colesterol.
Mesmo com o seu vasto consumo e grande leque de possibilidades, muita gente ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do whey, principalmente os iniciantes em atividades físicas.
Por isso, trouxemos neste material tudo que você precisa entender sobre o suplemento, desde para que serve até como escolher o ideal para o seu objetivo.
Confira agora!
Para que serve o whey protein?
Sendo o suplemento mais consumido do mundo, o whey protein fornece em poucos minutos os nutrientes que os músculos necessitam para se regenerarem ou crescerem.
Após a ingestão, o whey fica disponível para o organismo em menos de 50 minutos, enquanto um bife pode levar mais de duas horas para ser digerido.
Mas se engana quem pensa que só quem pratica musculação pode usufruir dos benefícios do suplemento.
Ele pode ser utilizado por aqueles que tenham dificuldade em obter suficientes quantidades de proteínas na dieta ou até mesmo por quem fez cirurgia bariátrica.
O whey ainda pode servir como um auxiliar na perda de peso, pois ajuda a aumentar a saciedade, acelerar o metabolismo e, consequentemente, a formar massa magra.
Para quem é muito magro e sofre com dificuldades para engordar, o whey protein pode ser um grande aliado.
Como deve ser ingerido?
O suplemento é considerado bastante versátil, uma vez que pode ser consumido de diversas formas.
É bastante utilizado com água, leite (na forma de batida) e até como substituto em receitas fitness.
Hoje em dia é comum ver receitas onde o whey substitui o chocolate em preparações de brigadeiro, vitaminas, tortas, pudim, panquecas, entre outras refeições.
A grande vantagem é que as receitas ficam mais saudáveis e o organismo se beneficia de melhores condições anabólicas.
A dosagem da ingestão de suplemento proteico deve ser controlada, assim como qualquer outro alimento.
O consumo pode variar de acordo com os treinamentos e objetivos, por isso é muito importante consultar um profissional da saúde para obter os melhores resultados.
Como escolher o ideal de acordo com cada objetivo?
O mercado fitness viabiliza diversas ramificações da proteína, segmentando-a de acordo com os benefícios que cada pessoa precisa.
Desse modo, as diferenciações dessas ramificações podem ser divididas em três grupos principais:
Whey protein concentrado
Também conhecido como WPC, a sua composição conta com a estrutura da proteína na íntegra, o que torna a absorção pelo organismo um pouco mais lenta.
Contudo, essa versão contém altas concentrações de lactose, o que inviabiliza o uso por intolerantes e alérgicos.
Para quem está começando a tomar suplementos, o whey concentrado pode ser a melhor opção pela facilidade de se adaptar ao sabor e pelo custo-benefício.
Whey protein hidrolisado
Com um sabor menos atraente, o chamado WPH, é o mais indicado para intolerantes à lactose.
Nessa opção as partículas de proteína são “quebradas”, tornando o tempo de absorção e a distribuição na cadeia muscular otimizados.
Seu uso é recomendado imediatamente após o treino, para estimular a regeneração muscular e evitar o catabolismo.
Whey protein isolado
É o mais concentrado no teor de proteínas.
Essa versão, com sabor mais forte e também mais cara, oferece aminoácidos para os músculos quase que instantaneamente, favorecendo a nutrição esportiva.
O whey protein isolado também é indicado para os intolerantes ou alérgicos à proteína do leite.
Desse modo, aliado à prática de exercícios, uma boa alimentação e conhecendo os seus objetivos e considerações médicas, você também pode incluir o whey protein na sua rotina para impulsionar os seus resultados.
E você, gostou deste conteúdo?
Confira nosso post sobre os 5 suplementos que ajudam a otimizar o seu treino e entenda mais a respeito do assunto!