Se você está por dentro do mundo fitness, com certeza já ouviu falar dos suplementos termogênicos, não é mesmo?
Esse tipo de composto é muito utilizado para melhorar o desempenho de atletas e praticantes de atividades físicas. Mas você sabe realmente para que ele serve?
Há muitas dúvidas quanto ao consumo desses produtos, principalmente no que se refere a sua eficácia e segurança. Afinal, todo mundo pode usá-los?
Neste post, trouxemos informações importantes sobre o assunto para tirar algumas dúvidas. Se quiser saber mais, continue a leitura!
O que são suplementos termogênicos?
São produtos que contêm substâncias capazes de fazer com que o corpo queime calorias — tanto da gordura armazenada quanto dos alimentos.
Esses compostos estão presentes na natureza, como a cafeína do café e a capsaicina da pimenta, e são isolados em cápsulas, comprimidos, pós e bebidas.
Para que servem?
Os suplementos termogênicos são muito famosos por ajudarem a acelerar o metabolismo. Dessa maneira, são muito utilizados por quem quer queimar gordura corporal.
Além disso, são ótimos para dar aquele gás no ânimo para treinar, reduzir o apetite e melhorar a definição muscular. Interessante, não é?
Como funcionam no organismo?
Os termogênicos atuam aumentando a temperatura corporal. Com isso, há a dilatação dos vasos sanguíneos que, por sua vez, facilita a troca de nutrientes entre as células.
Assim, o organismo tende a tornar mais rápido todos os processos, incluindo o gasto energético e, consequentemente, o emagrecimento e a definição dos músculos.
Quem pode ou não tomar?
De um modo geral, pessoas saudáveis e que praticam atividades físicas regularmente podem tomar suplementos termogênicos. Contudo, deve-se ter prescrição do médico ou nutricionista para não colocar a saúde em risco.
Já quem tem problemas cardiovasculares, as grávidas, os idosos, as crianças e outros grupos mais sensíveis não podem consumir esse tipo de produto.
Quais são os riscos e efeitos colaterais?
Quando se pensa em consumir esse tipo de suplemento é preciso estar consciente sobre os riscos e efeitos colaterais, os quais podem ser:
- insônia;
- pouca concentração;
- dores de cabeça;
- agitação;
- náuseas;
- ansiedade;
- tonturas;
- aumento da pressão arterial;
- confusão mental;
- arritmia cardíaca;
- aumento de risco de AVC.
Qual suplemento termogênico escolher?
Entre tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil optar por um termogênico que seja mais adequado às nossas necessidades e expectativas, não é verdade?
Para fazer a melhor escolha, nada é melhor do que a orientação de um profissional especializado, como o nutricionista esportivo. Afinal, o que dá certo para uma pessoa pode não dar para a outra e vice-versa, pois, cada organismo reage de modo diferente.
Por isso, se você pretende tomar esse tipo de produto, não hesite em buscar ajuda para fazer a melhor escolha e ter um acompanhamento adequado.
Os suplementos termogênicos são realmente grandes aliados da boa forma. Com eles, é possível melhorar a sua performance e acelerar o emagrecimento.
Gostou do nosso post? Que tal saber de todas as nossas novidades em tempo real? Curta a nossa página no Facebook e veja tudo no seu feed de notícias!