Suplementos para recuperação muscular são aqueles que fornecem ao seu metabolismo os nutrientes essenciais para todo o processo de reconstrução de fibras.

Bons suplementos oferecem fácil digestão e uma rápida absorção, fazendo com que seja possível obter maiores resultados em um intervalo de tempo mais curto.

No post de hoje, nós falaremos sobre alguns dos melhores suplementos que existem no mercado para a recuperação muscular.

Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura e confira!

Whey Protein

O Whey Protein é um dos suplementos mais vendidos no mundo e a sua fama não é por acaso. 

Sendo uma proteína de altíssimo valor biológico e de rápida absorção, seu uso faz com que a recuperação muscular aconteça no menor tempo possível.

Preferivelmente, seu uso é recomendado após os treinos de musculação, que é justamente quando o corpo está mais necessitado de nutrientes.

Esse suplemento é indicado para iniciar toda a reparação das fibras musculares que foram rompidas durante seu treino com pesos.

Boas marcas produzem Whey Protein com baixo valor calórico e com baixas quantidades de carboidratos em sua composição nutricional.

Caseína

A Caseína é outro suplemento proteico que ajuda na recuperação muscular.

Todavia, diferente do Whey Protein, sua absorção é lenta e demora algumas horas para que o organismo faça toda a digestão.

O benefício desse suplemento é que ele mantém seu corpo nutrido com uma cadeia de aminoácidos durante muitas horas, evitando dessa forma, o catabolismo muscular, prejudicial para os seus ganhos.

Seu uso é recomendado para os momentos em que você sabe que não terá como se alimentar.

Uma boa hora para tomar a caseína é antes de dormir, o que favorece o seu corpo durante esse longo período de jejum e recuperação.

BCAA

Os “Branch Chain Amino Acids” — aminoácidos de cadeia ramificada, em português — é mais um excelente suplemento para recuperação muscular.

Sua digestão é excepcionalmente rápida e seus benefícios e aplicações são variadas.

Uma das mais comuns é no pós-treino, quando o corpo já assimila os aminoácidos essenciais contidos nesse suplemento para fazer a recuperação das lesões musculares.

Todavia, seu uso durante a musculação também é muito comum. Seu objetivo é evitar o catabolismo muscular e promover o anabolismo em momentos importantes da sua recuperação.

Glutamina

A Glutamina é um aminoácido não essencial e é um dos aminoácidos mais abundantes no nosso organismo.

Sendo sintetizada pelo próprio corpo, sua principal função é auxiliar o sistema imunológico e promover o ganho de massa muscular.

Sua suplementação garante que o atleta aumente a velocidade da sua recuperação e evite os sintomas do overtraining.

Todavia, seu uso é somente indicado para pessoas que treinam com uma alta frequência semanal (de 5 a 6 vezes).

Para as pessoas que treinam três vezes na semana, por exemplo, a suplementação com a glutamina não é tão significativa — apesar de mostrar alguns efeitos positivos em pesquisas realizadas.

A nossa recomendação é que você foque em uma dieta rica em proteína antes de iniciar sua suplementação com a Glutamina.

5. Multivitamínico

O Multivitamínico (ou polivitamínico) é ignorado por muitas pessoas.

Inclusive, são poucos atletas amadores e entusiastas da musculação que dão atenção para esse suplemento.

Apesar disso, saiba que um multivitamínico de qualidade é essencial para sua saúde e para os seus ganhos musculares.

Não se esqueça que seu metabolismo precisa de vitaminas e minerais para realizar todo o processo de recuperação muscular.

Inclusive, os praticantes de musculação têm uma demanda um pouco mais alta desses micronutrientes, o que faz com que a suplementação seja ainda mais importante.

Ressaltamos, também, que é muito difícil na dieta moderna conseguir todas as vitaminas e minerais que você precisa.  

A praticidade e o aumento da sua recuperação muscular (e saúde) são dois pontos que fazem com que esse suplemento tome lugar na nossa lista de hoje.

Esses são os principais suplementos para recuperação muscular que indicamos para você.

Portanto, é importante analisar todos os detalhes que mencionamos sobre cada uma delas, a fim de fazer a melhor escolha.

Este foi o nosso conteúdo sobre suplemento para recuperação muscular, gostou do post?

Assine nossa Newsletter e receba em seu e-mail diversas informações valiosas como as que você acabou de ler.

O que acha da ideia?

Escrito por Academia Nadarte