sintomas-de-estresse

Com o dia a dia corrido, temos cada vez menos tempo e maiores preocupações. Parece que 24 horas não são suficientes para cumprir todos os afazeres, e é aí que os sintomas de estresse podem aparecer.

Má alimentação, sedentarismo, maus hábitos de vida e a rotina agitada formam um conjunto de fatores que podem desencadear o “mal do século”, que está por trás de diversas outras doenças.

Muita gente pode apresentar o estresse sem se dar conta de que se trata dessa condição. Por isso, é preciso ficar de olho nos sinais para identificá-los e buscar ajuda para resolver o problema.

Você sabe quais são eles? Neste post, contamos os 4 sintomas mais comuns e que caracterizam a situação. Então, continue a leitura para descobri-los!

1. Ansiedade

Ficar com as mãos suando, ter palpitações e respiração ofegante antes de entregar um trabalho ao chefe novo é comum. Porém, se isso sempre acontece, mesmo já conhecendo as reações tranquilas da outra pessoa, pode ser ansiedade.

Pensar obsessivamente sobre um assunto e ficar nervoso com isso — o famoso “sofrer por antecipação” — com frequência não é uma condição normal.

Quando já passamos diversas vezes pela mesma situação, a tendência é o corpo se acostumar e não apresentar mais esses sinais. No entanto, em um indivíduo em estresse, isso acontece com regularidade.

2. Irritabilidade

Não é à toa que, quando uma pessoa está nervosa ou de mau-humor, falamos — de forma leviana — que ela está estressada. Afinal, a irritabilidade é uma tentativa de manter o equilíbrio do organismo.

A alteração do humor, a falta de paciência, o desgosto e o descontentamento são as emoções que geram atitudes impulsivas e até mesmo agressivas. Além disso, tudo isso pode vir junto com a ansiedade.

Muitas vezes, o estresse pode afastar o indivíduo do restante do seu convívio. Afinal, é complicado ficar perto de quem não é agradável, não é verdade?

 3. Cansaço

Você é do tipo de pessoa que se sente cansado durante o dia, mesmo dormindo 8 horas por noite? Nem bem começou a semana, e já não vê a hora de descansar?

Saiba que isso pode ser estresse. Nessa condição, os músculos não relaxam o suficiente, pois é como se o cérebro mandasse a informação para estarem sempre alertas.

O resultado? Uma fadiga constante. Pior ainda se vier acompanhada da insônia, dificuldade para dormir ou má qualidade do sono. Falaremos mais sobre isso, no próximo tópico.

4. Insônia

O estresse é uma resposta do nosso organismo às situações de perigo e de medo, sendo necessária. O problema é quando passamos por isso frequentemente.

Um dos maiores sintomas de estresse é a insônia, já que o corpo fica em estado de alerta. O pior é que acaba virando uma bola de neve, em que uma condição leva à outra.

Dormir mal gera estresse, assim como o estresse causa insônia — e assim por diante.

Você sabia que a prática regular de atividades físicas é uma ótima saída para combater o estresse? Pois é isso mesmo! Os exercícios físicos liberam substâncias responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar.

Por esse motivo, ela é recomendada não só para a prevenção, mas também como auxílio no tratamento. Entre as mais diversas modalidades, basta escolher a que mais se identifica.

Os sintomas de estresse podem ser facilmente confundidos com outras situações do cotidiano. Entretanto, quando aparecem com maior frequência, devem ser considerados e levados ao conhecimento do médico para o correto diagnóstico e tratamento.

Você já assina a nossa newsletter? Por meio dela, é mais fácil saber das nossas novidades e dicas de saúde, fitness e bem-estar. Que tal assinar agora mesmo?

Escrito por Academia Nadarte