saúde mental

A saúde mental na academia está diretamente relacionada com o bem-estar e com autoestima.

A maioria das pessoas começam a fazer uma atividade física para mudar seu corpo esteticamente, e isso pode trazer malefícios. É de extrema importância que a pessoa consiga aceitar seu próprio corpo. Caso contrário, comportamentos negativos podem ser gerados com o pretexto do corpo ideal.

Falaremos mais sobre este importante tema que muita das vezes é esquecido por algumas pessoas que estão no mundo fitness.

Para saber mais a respeito, continue sua leitura até o final. Vamos?

Você precisa aceitar sua individualidade

Todas as pessoas iniciaram de algum lugar, não é verdade? Algumas apresentam percentual de gordura mais alto, outros mais baixo, e em poucos casos, há um favorecimento genético.

Independentemente de onde você se encontra, é imprescindível manter-se confiante, motivado e principalmente focado nos seus próprios objetivos.

Isso faz com que você não crie expectativas que não correspondam à sua realidade ou até mesmo que você desista no meio do caminho.

A pior coisa que você pode fazer é se comparar ao próximo, que muitas vezes já está em um nível mais avançado que você.

Entenda que muitas das pessoas que você admira já estão treinando há um bom tempo. Em muitos casos, há uma diferença de anos de prática esportiva.

O ideal é que você permaneça dentro da sua realidade, melhorando seu físico gradativamente até a conquista do seu corpo ideal.

Evite dietas da moda, alternativas drásticas, uso de anabolizantes e/ou medicamentos. Esses atalhos dificilmente funcionam, e quase sempre geram malefícios para sua saúde.

Algumas dicas para controlar a ansiedade

É natural que hoje as pessoas se sintam pressionadas a terem uma determinada aparência física.

Afinal, a todo momento — inclusive nas redes sociais — somos bombardeados com um padrão de beleza de difícil alcance.

Para não cair na armadilha de ter uma vida super regrada e com poucos prazeres, veja abaixo algumas dicas essenciais para sua saúde mental.

1. Tenha metas realistas com prazo adequado

A maioria das pessoas se matriculam com a falsa impressão de que é possível atingir um corpo sarado em poucos meses de treinamento.

Obviamente, é possível conseguir grandes resultados dentro de um período razoável, o problema é que nem sempre estas mudanças estão de acordo com a visão de quem inicia na musculação.

Por isso, para evitar este tipo de situação, converse com o professor e veja o que é realmente possível dentro de um prazo de tempo.

Ele auxiliará nas suas metas e certamente traçará um objetivo realista e funcional. Isso reduz as frustrações e ajuda te a permanecer motivado ao longo dos meses de treino.

2. Seja flexível com seu objetivo

O pior erro que você pode cometer ao longo da sua jornada é ter uma mentalidade completamente rígida com sua alimentação e até mesmo protocolo de treinamento.

Para manter a saúde mental é sempre importante estar aberto para eventos sociais, situações atípicas e até mesmo momentos de prazer e lazer durante a semana.

Um petisco não jogará todos seus resultados no lixo, e eventualmente, é sempre bom relaxar para manter o fôlego durante a semana.

Converse com seu nutricionista e não se esqueça que até mesmo o famoso “dia do lixo” pode proporcionar excelentes resultados para seu físico, quando bem programados.

3. Evite a todo custo a comparação com o próximo

Toda vez que nos comparamos com outra pessoa, colocamos em evidência nossos pontos fracos que geram desconforto.

Obviamente, todos esses fatores são pessoais e variam de acordo com cada indivíduo, mas o que é frequente é a insatisfação que esta prática pode proporcionar.

Ao longo do tempo, esta comparação pode alimentar uma profunda insatisfação, que coloca em risco todo seu progresso e até mesmo seu bem-estar emocional.

Não se esqueça que seu corpo é único, é preciso aceitá-lo para conseguir estar bem consigo mesmo.

Entenda que a evolução na musculação além de física, é também mental. Uma vez que a confiança e até mesmo nossos comportamentos são modificados ao longo do tempo.

Dê tempo ao tempo e saiba que acima de tudo, um estilo de vida saudável é a chave para ter uma vida mais feliz e livre do adoecimento.

Gostou do nosso post de hoje sobre saúde mental na academia? Que tal uma leitura complementar? Clique aqui e veja como encontrar a inspiração para treinar!

Escrito por Academia Nadarte