como ter mais disposição

“Como ter mais disposição no dia a dia?”, esta pergunta é feita por muitas pessoas e demonstra um problema comum da atualidade: a falta de energia.

Na maioria dos casos a fadiga pode ser causada por alguns fatores relacionados ao estilo de vida, que incluem alimentação, atividade física e qualidade do sono. 

Algumas vezes, fatores clínicos como alguma deficiência de vitaminas e/ou minerais no organismo podem ser o fator principal dessa sensação desagradável.

Ao longo deste post, nós falaremos como você pode driblar esse aparente cansaço e conseguir mais disposição para enfrentar o seu cotidiano. 

Pronto para saber mais? Continue sua leitura!

Faça mudanças na sua alimentação

O primeiro passo para aumentar a energia está na análise da sua alimentação. Aqui, o foco está na observação da sua dieta e dos principais alimentos que você ingere com frequência.

O ideal é incluir frutas, vegetais e legumes. Evitar comer fast-food com frequência e procurar realizar boas refeições sólidas durante o dia.

Ingerir alimentos ricos em fibras também garantirá mais saciedade e mais energia, principalmente porque esses alimentos apresentam digestão mais lenta e controlada.

Em contrapartida, refrigerantes, doces e outros alimentos de alto índice glicêmico ajudam no ganho de peso e na frequente sensação de fome, o que é prejudicial para qualidade de vida.

As proteínas também são essenciais para o seu corpo e devem ser incluídas diariamente para uma dieta equilibrada.

Essas medidas devem aumentar a quantidade de vitaminas e minerais no seu organismo, uma vez que a alimentação saudável garante os micronutrientes necessários.

Todavia, se o cansaço persistir, recomenda-se a visita a um médico de sua confiança. Peça por um check-up nos níveis das vitaminas e minerais mais importantes e consulte um nutricionista.

A suplementação para casos de deficiência pode ser indicada.

Inclua atividade física na sua rotina

A atividade física é essencial para nossos níveis energéticos. Uma vida sedentária pode facilmente causar letargia e dificuldade para realizar algumas simples tarefas diárias.

O ideal para começar é incluir atividades que gerem prazer e que possuam uma duração e intensidade relativamente curta. 

Caminhar por vinte minutos de duas a três vezes por semana é um bom primeiro passo para conseguir uma vida mais ativa.

O aumento do metabolismo em função de um exercício físico é capaz de gerar mais energia, causar a perda de peso e o fortalecimento muscular.

Praticar musculação e natação ou outro esporte de sua escolha também é recomendável.

Melhore a qualidade do seu sono

A única maneira de efetivamente descansar é conseguindo ter um sono profundo e longo. E diferente do que muitas pessoas imaginam, a duração adequada varia de pessoa para pessoa.

Alguns indivíduos se sentem melhor dormindo apenas cinco horas por dia, outros, só se sentirão totalmente descansados após oito ou nove horas de sono.

O primeiro passo para conseguir dormir com qualidade consiste na criação de um horário regular. Ir para cama sempre no mesmo horário ajuda a instaurar um hábito positivo.

Evitar assistir televisão, checar e-mails e até mesmo mensagens no celular também é indicado, uma vez que a luz emitida por esses aparelhos pode retardar o início do descanso.

Dormir mais cedo e adequar seu sono de acordo com suas necessidades individuais também é altamente indicado.

Não se esqueça de limitar seu consumo de álcool e cafeína. Essas duas substâncias podem afetar negativamente o seu sono, além de serem nocivas para saúde em alta quantidade.

Agora que você já sabe como ter mais disposição, não deixe de aplicar essas dicas para conseguir aumentar sua qualidade de vida.

Esse foi o nosso post sobre como ter mais disposição no dia a dia. Gostou do conteúdo?

Então, não deixe de assinar a nossa Newsletter!

Escrito por Academia Nadarte