Além de ser uma das atividades físicas mais práticas, pois não exige equipamentos ou um local específico, a corrida é excelente para emagrecer (ou manter o peso) e conquistar um bom condicionamento. No entanto, principalmente no caso dos iniciantes, muitas pessoas cometem alguns erros em relação ao treino.

E isso não se refere apenas à atividade em si, já que, para alcançar bons resultados com esse exercício, a alimentação também é um fator crucial. Aspectos como as roupas e os tênis utilizados também têm influência no rendimento.

Por isso, falaremos abaixo sobre algumas questões para as quais você deve dar atenção durante a preparação para um treino de corrida. Acompanhe e veja como obter a melhor performance possível!

Avaliação médica e física

 

Essenciais antes do início de qualquer prática esportiva, esses dois aspectos estão interligados. No caso da avaliação médica, sua importância está relacionada, sobretudo, às questões cardiorrespiratórias. Ela mostrará, por exemplo, se você (seu coração) está apto a suportar o esforço (aceleração dos batimentos) gerado durante o treino.

Por sua vez, a avaliação com um profissional de Educação Física definirá em que nível você está e em qual intensidade deve iniciar as atividades, o que é fundamental para evitar lesões.

Juntas, as análises médica e física servirão de base para a montagem de uma planilha de treinos, onde estarão presentes, por exemplo, as suas metas em curto, médio e longo prazo.

Equilíbrio alimentar

Toda atividade física deve ser aliada a uma alimentação saudável, pois isso ajuda o corpo a reter energia e suportar o desgaste, além de ter uma plena recuperação.

Carboidratos, proteínas e gorduras boas devem fazer parte da dieta de qualquer pessoa que queira obter bons resultados com os treinos de corrida. Arroz e pães integrais, carne vermelha, frutas e legumes são algumas das boas opções.

O tempo entre a última refeição e a atividade deve ser algo em torno de 2 horas e nunca é recomendado se exercitar em jejum.

A hidratação também é um fator crucial para o treino de corrida

Muita gente acha que a preocupação com a hidratação deve ocorrer apenas durante o treino. E, de fato, tomar água ou um isotônico ao longo da atividade é essencial.

Porém, isso também deve acontecer antes e depois da corrida. O corpo precisa ser preparado previamente para o esforço que vai sofrer e, principalmente, receber uma boa hidratação após o desgaste para acelera o processo de recuperação.

Roupas e tênis adequados fazem muita diferença

Embora a escolha do que vestir e calçar seja uma questão totalmente individual, a prioridade deve sempre ser o conforto. Nada de camisas ou shorts apertados ou que limitem a movimentação.

No caso dos tênis, além de serem cômodos, é essencial que eles tenham bons amortecedores. Isso evitará que os seus pés e pernas recebam muitos impactos durante o treino de corrida.

O alongamento e o aquecimento nunca devem ser esquecidos

Começar a correr subitamente gera uma sobrecarga muito grande no corpo. Por isso, antes de começar a se exercitar, é indispensável alongar e aquecer.

O alongamento deixa a musculatura mais flexível e preparada para sofrer os impactos da atividade. Muita gente reclama das dores durante os exercícios para alongar, mas eles são necessários. Além disso, existem alguns menos doloridos e que não desagradarão tanto assim.

Já em relação ao aquecimento, este deve ser realizado durante cerca de 10 minutos. Além de deixar o corpo preparado para receber os impactos do exercício, aquecer aumenta o fluxo sanguíneo. Vale lembrar que desaquecer também é importante, pois parar a atividade de maneira inesperada é ruim para a musculatura e para o coração.

Atentando-se para os fatores destacados acima, além de evitar problemas como as tão incômodas lesões, você certamente conseguirá obter um excelente rendimento durante o treino de corrida. Com isso, além do bem-estar físico, sua qualidade de vida certamente aumentará.

Gostou do conteúdo? Então que tal saber um pouco mais sobre o assunto do último tópico? Este outro artigo fala de maneira mais abrangente sobre a diferença entre alongamento e aquecimento. Leia com atenção e tire todas as sua dúvidas sobre esse tema!

Escrito por Academia Nadarte