Os resultados da academia nem sempre chegam na ordem e forma que o praticante de atividade física gostaria.

Grande parte das pessoas se matriculam em treinos de musculação ou em outros esportes visando chegar a um corpo torneado e sem gordurinhas indesejadas.

É preciso entender se os resultados pretendidos estão sendo calculados de modo correto. Pode ser que você queira ganhar massa, mas está praticando um treino de queima de gordura, por exemplo.

Outro ponto é que a musculação não é uma ciência exata. É preciso saber que cada pessoa tem seus limites e tendências de ganho. Assim, é mais fácil mensurar resultados.

Ficou interessado em entender como mensurar os resultados da academia de forma adequada? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Com quanto tempo posso esperar resultados de academia?

Como dissemos, os resultados na academia são muito individuais e envolvem diversos fatores para além da rotina de treinos.

Homens, por exemplo, têm tendência maior a adquirir massa e perder medidas em relação às mulheres. Nelas os resultados se apresentarão de forma mais lenta.

O fundamental é entender que os ganhos na academia surgem a médio ou longo prazo. Em um espaço de seis meses, será possível começar a ver os efeitos mais consistentes da musculação.

No entanto, é preciso respeitar as individualidades de cada praticante de atividade física e aliar a prática a fatores importantes, como o descanso e uma dieta equilibrada.

Quais são os outros ganhos que podem ser obtidos na academia?

Algumas vezes, as pessoas se sentem desmotivadas em manter uma rotina de treinos por não estarem conseguindo ver no espelho as consequências do seu esforço.

Elas se esquecem, entretanto, de perceber outros ganhos dos treinos, que demonstram uma evolução e o desenvolvimento do corpo. Dentre eles podemos citar:

É preciso valorizar todos esses ganhos e perceber que está no caminho certo. Assim, mantém-se o foco e, com pouco tempo, o corpo torneado começará a aparecer.

O que fazer quando resultados não aparecem?

Ressaltamos, mais uma vez que os resultados na academia são relativos e variam dependendo do organismo.

Vamos apresentar uma lista com duas práticas que, quando aliadas a uma rotina correta de treino, podem acelerar ganhos e potencializar sua verificação.

Qualidade do sono

O descanso é fundamental para um praticante de musculação. Você já ouviu falar de sono anabólico? É nele que ocorrem alguns processos físicos de recuperação muscular.

É nesse momento que os músculos se regeneram e crescem para estar aptos ao esforço na musculação — é a conhecida hipertrofia.

Alimentação adequada

Outro fator primordial para que sejam verificados os resultados na academia é manter uma alimentação adequada e de acordo com os objetivos do atleta.

Caso o intuito seja emagrecer, por exemplo, é necessário promover um déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias que as que são ingeridas.

De qualquer modo, é essencial se atentar aos alimentos proteicos e que são essenciais para alcançar os objetivos.

Como vimos, os efeitos da musculação variam de pessoa para pessoa. É preciso manter o foco no treino e ter paciência para vislumbrar ganhos satisfatórios.

Além disso, valorize os avanços que você tem nos seus treinos e implemente mudanças nos seus hábitos e alimentação que otimizarão os resultados de academia.

Este post foi útil para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo.

Escrito por Academia Nadarte