rotina em casa

Praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável é a chave para a boa saúde, mas não é só isso. Já parou para pensar que a rotina em casa também influencia, e muito, no seu bem-estar?

Quando está terminando o expediente de trabalho, você fica feliz por finalmente ir para o lar estar em família ou desanima só de pensar no que vai encontrar por lá? Saiba que não é incomum a primeira opção.

Muitas vezes, ficamos sobrecarregados com tantas tarefas que não conseguimos manter uma vida saudável. Pensando nisso, trouxemos este post, para te ajudar a ter uma rotina mais tranquila visando qualidade de vida.

Então, se quiser saber como fazer isso, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Mantenha o ambiente organizado

Na bagunça mora muito mais do que a falta de organização. Sujeira, poeira, bactérias e fungos ficam escondidos em meio a desorganização e podem prejudicar a saúde.

Quem tem problemas respiratórios são os que mais sofrem. Além disso, manter os objetos e a casa limpa, com tudo no lugar, traz uma sensação de bem-estar.

Dessa forma, ajuda na saúde da mente também. A melhor maneira de não se desgastar, é sempre devolver as coisas para o lugar e a regra dos 2 minutos: vou levar mais que isso para fazer algo? Se a resposta é não, então faça na hora!

Durma bem

Dormir bem não quer dizer passar longas horas deitado. A qualidade do sono é muito mais importante que a quantidade de tempo dormido.

Afinal, podemos acordar desanimados, mesmo depois de dormir pelo menos 8 horas. Isso acontece quando a qualidade é ruim e o corpo não conseguiu descansar e se recuperar das tarefas do dia.

A alimentação saudável e os exercícios físicos ajudam demais a melhorar a qualidade do sono. Além do mais, criar um ambiente aconchegante também auxilia.

Arrume bem a cama, coloque um aromatizador com fragrância agradável, desconecte-se de aparelhos eletrônicos, ouça uma música relaxante ou leia um livro: são atitudes que melhoram suas noites de sono.

Tenha momentos de lazer

A vida não pode ser apenas trabalhar ou estudar. Ela deve ser aproveitada, pois isso também reflete na nossa saúde. Quando passamos bons momentos, diversos hormônios do bem-estar são produzidos.

Assim, conseguimos nos afastar de problemas, como depressão, ansiedade e estresse. Por isso, faça algo que te dê prazer, como atividades físicas, viagens ou um hobby, e aproveite as ocasiões para estar perto de quem ama.

Mantenha a boa convivência

Uma casa onde as pessoas não se tratam bem pode fazer muito mal para a saúde. Isso porque guardar sentimentos ruins ou explodir mexe muito com o organismo.

A raiva libera uma série de processos fisiológicos que podem ser prejudiciais quando acontecem frequentemente. A pessoa fica mais vulnerável a problemas cardiovasculares.

Sendo assim, o melhor é prezar pela boa convivência independentemente se você mora com familiares ou com amigos.

Ter uma boa rotina em casa é muito importante para a saúde mental e física. Quando nos sentimos bem no nosso lar, nos sentimos mais dispostos até mesmo para um melhor desempenho na academia, nos estudos e no trabalho, por exemplo.

Gostou do nosso post? Então nos siga nas redes sociais. Assim você fica por dentro das nossas novidades em tempo real, diretamente no seu feed de notícias. Estamos no Facebook e no Instagram!

Escrito por Academia Nadarte