Uma das maiores dúvidas, principalmente de quem está começando a praticar atividades físicas é: qual o melhor horário para fazer exercícios?
O período do dia ou da noite reflete a nossa disposição e o humor, o que pode influenciar o desempenho.
Você também se questiona se está se exercitando no momento certo? Para responder a essa pergunta de uma vez por todas, resolvemos trazer este post.
Aqui, além de explicarmos sobre essa questão, o ajudaremos a encaixar uma rotina de treino no seu dia a dia. Vamos lá?
Qual é o melhor horário para fazer exercícios?
Você pode ficar decepcionado com o que temos a dizer, mas a verdade é que não existe um melhor horário para fazer exercícios — não para todo mundo, pelo menos.
Existem, na realidade, pessoas que se sentem mais dispostas ao se exercitar pela manhã, enquanto outras acham que à tarde ou à noite são os melhores períodos, pois já cumpriram parte ou todas as tarefas do dia.
Há, ainda, o grupo que faz exercícios no momento em que dá. Enfim, existem diversos motivos que fazem com que os indivíduos prefiram um ou outro horário.
Independentemente de qual seja o momento disponível ou que você prefira, o importante é se exercitar. O treino pode trazer benefícios diferentes a cada período do dia, porém o ideal é buscar aquele em que você consegue ter constância.
Não adianta nada querer se exercitar de manhã para se sentir mais bem-humorado pelo restante do dia, por exemplo, se é um período supercorrido e se as chances de você não ter tempo para cumprir o treino são grandes.
Sendo assim, o melhor é optar por um horário mais tranquilo, em que você possa treinar sem nenhuma preocupação e concentrando-se na execução de cada movimento, pois é isso que vai trazer bons resultados.
Como encaixar as atividades físicas na rotina?
Não importa se você trabalha o dia inteiro fora ou se passa a maior parte do tempo em casa — sempre há como fazer atividades físicas. Obviamente, para quem tem um horário mais flexível, como quem faz home office, pode ser um pouco mais fácil.
Primeiramente, é preciso escolher um momento em que você esteja mais disponível, sem muitos afazeres que possam atrasar o treino.
Talvez, acordar um pouco mais cedo possa ser uma solução para quem não tem muito tempo. Ainda há a possibilidade de se exercitar à noite, principalmente para quem não tem problemas para dormir após a agitação dos exercícios.
Outro passo importante é a escolha da modalidade. É claro que isso depende, especialmente, dos seus objetivos. Se a meta for a hipertrofia, por exemplo, não há outra maneira a não ser os exercícios de força.
No entanto, se a sua intenção for secar gordura ou apenas ter uma vida mais saudável, é possível optar pelos treinos curtos, como HIIT, dança etc.
Por fim, escolha uma academia de fácil acesso, que ofereça uma boa infraestrutura e serviços completos. Assim, você economiza tempo, já que encontra diversos profissionais em um só lugar, como personal trainer e nutricionista.
Como mostramos, o melhor horário para fazer exercícios é aquele em que você tem maiores disponibilidade e disposição e menores chances de faltar ao treino. Sendo assim, busque por um momento tranquilo em que você possa se dedicar a cuidar da saúde.
Gostou do nosso post sobre qual o melhor horário para fazer exercícios? Saiba que sempre trazemos artigos com ótimas dicas para quem quer ter mais saúde e bem-estar. Assine a nossa newsletter e saiba de tudo em primeira mão!