Jiu-jitsu

Você provavelmente já ouviu falar em Jiu-jitsu, mas sabia que ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades e trazer diversos benefícios para o corpo e a mente?

O Jiu-jitsu é uma arte marcial de origem japonesa que desenvolveu um estilo próprio no Brasil pela família Gracie, conhecida mundialmente pelas imobilizações em solo.

“arte suave”, como pode ser traduzida, ajuda a melhorar a disciplina, o condicionamento físico e até a fazer novas amizades.

Por isso, você precisa conhecer as seis principais razões para praticar essa arte marcial que já está consagrada no Brasil.

Vamos lá?

Como é a luta?

Usando somente o corpo, o lutador utiliza golpes de alavanca, torções e pressões para levar o oponente ao chão e dominá-lo.

O esporte exige extrema habilidade estratégica. Nele, participantes com pesos e estaturas diferentes podem combater igualmente, pois a força não é o mais importante.

A arte suave pode ser praticada por crianças, jovens, idosos, cadeirantes, ou por atletas de competição.

Principais razões para praticar Jiu-jitsu

1. Desenvolvimento de valores

O Jiu-jitsu é muito indicado, principalmente, para crianças, por ser uma arte marcial com muitas lições a oferecer. Entre elas, respeito, obediência e educação.

Para praticar o esporte e ter um bom aproveitamento, é necessário respeitar as regras, o mestre e o adversário.

Essa rigidez da hierarquia contribui para proporcionar a disciplina e o respeito, até mesmo fora do tatame.

2. Aumento da resistência física

Por possuir exercícios de alto impacto, quem pratica o Jiu-jitsu regularmente consegue aumentar a resistência física do corpo.

Uma dica para obter ou manter o condicionamento físico é realizar o treino simulado de competição, com a repetição dos exercícios.

3. Perda calórica e definição corporal

O Jiu-jitsu trabalha todo o corpo com atividades que melhoram os sistemas respiratório e cardiovascular, acelerando o metabolismo.

Na luta, é preciso muita atividade dos braços, pernas, quadril e abdômen, o que contribui com a definição corporal e a perda de peso.

Além disso, a arte exige exercícios de aquecimento, que costumam ser aeróbicos e funcionais, auxiliando na diminuição da gordura.

4. Combate ao estresse

Para praticar o Jiu-jitsu, é preciso muita concentração. Assim, o praticante acaba deixando de lado todas as preocupações do dia a dia e focando na arte marcial.

Por isso, a modalidade é uma ótima opção terapêutica, sendo possível gastar energia fortalecendo corpo e mente.

5. Melhora da autodefesa

Com a prática do Jiu-jitsu, é possível aprender inúmeras técnicas de defesa pessoal.

Conhecendo essas técnicas, você fica capacitado para imobilizar um agressor e se defender sem usar violência física.

6. Melhora na saúde

Outro grande benefício do esporte é proporcionar um estilo de vida mais saudável.

Para ter disposição e energia para treinar, você precisa desenvolver hábitos saudáveis, eliminando vícios, cuidando da alimentação e dormindo melhor, por exemplo.

Sem falar que a luta melhora a respiração, a flexibilidade, a capacidade cardiovascular, a força e o condicionamento físico, por trabalhar muitas partes do corpo ao mesmo tempo.

Os benefícios são inúmeros, mas antes de começar a praticar essa arte marcial, é muito importante procurar uma academia de referência com professores e métodos eficientes.

Agora que você já conhece algumas razões para praticar Jiu-jitsu, já pode entrar em contato conosco e agendar a sua primeira aula.

Basta acessar a nossa página e encontrar a unidade mais próxima. Estamos esperando você!

Escrito por Academia Nadarte