como escolher uma academia

Há alguns anos, quando alguém decidia que queria começar a levar uma vida fitness, tinha dificuldades para encontrar uma academia. Todavia, atualmente, mesmo nas cidades menores, existem diversas opções. Nesse novo contexto, a questão agora é outra: como escolher uma academia? 

E você realmente deve se preocupar com isso, afinal, na hora de treinar você deve estar confortável e totalmente seguro.

Neste post vamos abordar alguns fatores que você deve levar em conta ao escolher a sua academia. Acompanhe e veja como optar pelo lugar ideal para treinar!

Localização

Esse certamente é um dos primeiros pontos que todas as pessoas avaliam no momento de escolherem uma academia. E, de fato, isso é muito importante, pois ninguém quer perder uma hora ou mais do seu precioso tempo se deslocando até o local do treino.

Além disso, malhar em locais distantes pode ser bastante desestimulante. Com isso, aumentam as chances de você deixar de treinar em alguns dias inoportunos para isso ou até mesmo desistir definitivamente da sua rotina fitness.

Desse modo, o ideal é optar por uma academia que fique perto da sua casa ou do seu trabalho, pois isso lhe ajudará bastante na logística dos seus treinamentos.

Infraestrutura e limpeza

Muitas academias permitem que os seus futuros alunos façam um teste gratuito antes de assinarem um contrato. Esse é o momento perfeito para avaliar a infraestrutura e a limpeza do local, aspectos essenciais para a qualidade e segurança do seu treino de musculação.

Assim, você deve analisar se a academia dispõe de um bom espaço (climatizado e com boa iluminação) e de equipamentos para trabalhar todos os grupos musculares.

Aparelhos enferrujados aumentam o risco de acidentes e transmissão de doenças. Por isso, é fundamental que eles sejam modernos e estejam em bom estado, o que vai lhe ajudar a detonar na musculação.

Além disso, é crucial ficar atento à limpeza do local. Nesse sentido, boa disponibilidade de toalhas e sprays e a presença de profissionais responsáveis pela limpeza dos equipamentos e dos vestiários são fatores indispensáveis.

Mensalidade (custo-benefício)

No momento de pensar como escolher uma academia, o preço certamente é um dos fatores levados em conta por quase todas as pessoas. Contudo, exatamente pelo que foi dito no tópico anterior, você deve avaliar a relação custo-benefício.

Se for uma academia um pouco mais cara e que ofereça boa estrutura e excelentes serviços, pode realmente valer a pena.

Por outro lado, preços baixos e qualidade inferior podem acabar custando muito mais caro, pois a sua saúde e segurança ao treinar estarão em risco.

Atendimento

A qualidade do atendimento é um aspecto que faz muita diferença. Por isso, em uma academia de boa qualidade, todos os profissionais devem ser solícitos e estarem sempre dispostos a prestarem um bom suporte aos alunos. E isso não se refere apenas aos personal trainers, mas a todos os funcionários do local.

Qualidade dos profissionais e horários de funcionamento

Ter a orientação de um profissional de Educação Física é essencial para a segurança de quem treina, além de ajudar a obter melhores resultados. Por isso, toda boa academia tem que ter personal trainers qualificados para auxiliarem os alunos.

Em relação ao horário de funcionamento, deve ser analisado se a academia sempre está aberta durante o período do dia em que você gosta de malhar. Encaixar o horário do treino na sua rotina é essencial para manter a motivação e alcançar as metas almejadas.

Também é importante ficar atento aos horários de pico da academia para evitar momentos de superlotação.

Levando os aspectos mencionados em consideração, você certamente saberá como escolher uma academia de boa qualidade e adequada a sua rotina e ao seu estilo. E isso certamente fará toda a diferença na realização dos seus treinos e, consequentemente, na obtenção das suas metas.

Gostou do nosso artigo? Está em busca de uma academia moderna e preparada para lhe ajudar a obter excelentes resultados? Então entre em contato com a gente e veja o que podemos fazer por você!

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte