treino funcional

O treino funcional é uma modalidade relativamente nova de atividade física. Ela se difere das demais por incluir movimentos naturais que o seu corpo realiza no cotidiano, mas de uma forma intensa e metódica.

Qual é o resultado? Queima de gordura e ganho de massa muscular em algumas semanas.

Com resultados incontestáveis e com a popularização dessa modalidade, muitas pessoas buscam saber mais sobre o assunto.

Se você quer descobrir os benefícios do treino funcional e as suas recomendações básicas, continue a leitura!

Os benefícios do treino funcional

Além da queima de gordura e do aumento da massa muscular, podemos dizer que o treino funcional consegue trazer uma gama de benefícios para seus praticantes.

Um deles é o fortalecimento de todo o “core”, que envolve a musculatura do abdômen e de regiões que suportam a coluna vertebral. Isso previne lesões e dores nessa região.

O fortalecimento dessa área também garante uma maior performance física em outros esportes, ou mesmo nas atividades diárias para quem não é atleta.

O condicionamento físico também é melhorado sensivelmente com a prática regular do treino funcional, devido à natureza rápida e intensa dessa atividade.

O aumento da coordenação motora, do equilíbrio, da força e da postura são alguns dos outros benefícios que podem ser encontrados.

Não podemos esquecer que para atingir uma queima de gordura acentuada, o praticante também deve ter uma alimentação saudável.

O mesmo vale para quem busca o ganho de massa muscular: a ingestão de proteína deve estar adequada para suas necessidades individuais.

Diferenças para outras modalidades 

O treino funcional, por ser uma modalidade mais intensa e que foca nos movimentos livres e naturais do corpo, acaba se diferenciando bastante das outras atividades físicas existentes.

As diferenças entre o treinamento funcional e a musculação, por exemplo, são inúmeras.

Desde a duração da atividade, a intensidade e a frequência semanal até os próprios exercícios que são utilizados.

Pessoas que preferem atividades mais dinâmicas normalmente costumam ter maior apreço por esse tipo de treinamento do que para atividades como a musculação, que podem ser vistas como monótonas e até de difícil adaptação.

Com apenas três dias na semana e com uma hora à disposição, é possível exercitar todo o corpo de maneira efetiva, sem que haja a necessidade de muitas horas de treinamento e de longas séries com exercícios com peso.

Requisitos básicos para iniciar o treino funcional

Assim como a musculação, é recomendável que o futuro praticamente do treino funcional busque um aval médico prévio.

A experimentação também é um importante fator para a prática regular de ambas as atividades.

Porém, diferente da percepção que a maioria das pessoas costuma ter, o treinamento funcional não possui limite de idade ou até mesmo de condicionamento.

Qualquer pessoa pode iniciar nessa modalidade desde que esteja em plenas condições físicas.

E você? Tem interesse em ingressar no treino funcional?

Entre em contato conosco e agende a sua aula! Você não irá se arrepender!

Esse tipo de treinamento pode realmente trazer resultados extraordinários para a sua vida!

Escrito por Academia Nadarte