Reeducação alimentar

Você sabe o que comer na reeducação alimentar? Realmente essa não é uma pergunta fácil de ser respondida por diversos motivos. Primeiramente, devido à ampla variedade e oferta de alimentos que encontramos.

Além disso, os diversos estímulos pelas quais estamos expostos, muitas das vezes, nos leva a ter uma alimentação não adequada. Entre algumas práticas não muito recomendáveis estão o excesso de fast-foods, de doces e alimentos gordurosos.

A alimentação balanceada é um dos principais elementos para que as pessoas tenham saúde e qualidade de vida. No entanto, muitos indivíduos encontram dificuldades em seguir esses princípios.

Por esse motivo, a reeducação alimentar é muito importante. Pensando na relevância desse tema, neste post explicaremos sobre a importância da reeducação alimentar e forneceremos dicas que o ajudarão a ter uma alimentação saudável. Continue lendo!

Qual a importância da reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é uma prática fundamental, pois ajuda as pessoas a terem uma alimentação saudável. Agora, você deve estar se perguntando: será que vou ter que abrir mão dos meus docinhos e de outras guloseimas? Fique tranquilo, pois não será necessário.

Em uma dieta, pode-se comer de tudo. Só é necessário ter cuidado na quantidade, pois qualquer excesso faz mal para a saúde. No entanto, caso consuma os alimentos nas porções adequadas tudo estará certo.

É importante destacar ainda que esse hábito pode ser mais difícil de ser mantido em momentos de tensão ou estresse. Isso porque, nessas situações há uma tendência de comermos mais. Porém, é importante ter resiliência e manter os hábitos alimentares, devido aos benefícios proporcionados por uma dieta saudável.

Como ter uma alimentação saudável?

Nem sempre é fácil responder a seguinte pergunta: o que comer na reeducação alimentar? Pensando nisso, separamos alguns princípios que o ajudarão nessa prática. Entre eles, estão os hábitos de consumir bastante líquido, comer em intervalos regulares e ingerir alimentos variados. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Confira!

Beber 2 litros de água por dia

A hidratação é um dos principais segredos de uma vida saudável. Por isso, é muito importante consumir bastante líquido diariamente. O indicado é que você consuma, ao menos, dois litros de água por dia.

Comer de 3 em 3 horas

Além da hidratação, a alimentação em intervalos regulares é fundamental. Em algumas situações, as pessoas passam muitas horas sem comer, por diversas razões. Porém, quando elas voltam a ingerir alimentos, ficam com muita fome e, com isso, aumentam-se as probabilidades do indivíduo alimentar-se em porções exageradas. Dessa forma, quem se alimenta em intervalos regulares não fica com fome e consegue ter uma alimentação saudável.

Ingerir alimentos variados

A ingestão de alimentos variados também faz parte da reeducação alimentar. Isso porque, essa prática contribui para que o indivíduo consuma diversos nutrientes nas refeições. Entre algumas boas sugestões estão os carboidratos presentes no arroz e no pão de cereais, as proteínas presentes no queijo branco e no leite, os sais minerais presentes nas verduras, etc.

Como você pode perceber, não é difícil ter uma alimentação balanceada. Basta seguir alguns princípios. Para potencializar os resultados dessa prática, é muito importante ter um acompanhamento médico, pois esse profissional o orientará da melhor forma sobre como manter sua saúde e qualidade de vida durante a reeducação alimentar.

Gostou deste artigo com dicas sobre o que comer na reeducação alimentar? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse assunto.

Escrito por Academia Nadarte