Obter um bom resultado com os exercícios físicos não é tarefa fácil, não é mesmo? Para que o corpo alcance a forma desejada, além da musculação e dos aeróbicos, é importante ter disciplina em relação à alimentação. Por isso, é bom saber o que comer depois do treino. É por meio do consumo de nutrientes e vitaminas que você ajuda o organismo a repor as energias e fortalecer a musculatura trabalhada.
No entanto, essa alimentação deve ser adequada ao objetivo do treino, que pode ser ganhar massa, emagrecer ou manter uma vida saudável.
Ficou interessado e quer conhecer algumas opções de alimentos para consumir após o treino? Então, continue a leitura!
1. Iogurte
Em primeiro lugar, sabemos que o iogurte natural é rico em proteínas e um bom aliado para manter a saúde das articulações e dos músculos.
Esse produto pode ser consumido por quem treina de manhã ou à tarde, pois serve tanto como lanche quanto um pós-treino.
Além disso, por ter textura cremosa, é uma boa opção para quem tem uma rotina corrida, podendo ser consumido rapidamente.
Contudo, se quer complementar esse alimento, saiba que é possível acrescentar frutas, sementes e grãos, como morango, banana, granola, nozes, castanhas etc.
2. Frango com batata-doce
Você provavelmente já conhece a famosa dupla do frango com batata-doce, certo?
Essa combinação é muito famosa entre os profissionais do mundo fitness, e não é para menos: existem vários benefícios que esses ingredientes fornecem ao corpo.
Para quem deseja ganhar massa magra de modo saudável e tonificar o corpo, o equilíbrio entre o carboidrato da batata e a proteína do frango faz com que o organismo recupere a musculatura rapidamente.
Além de liberar insulina para o sangue, é possível diminuir o índice de triglicerídeos e aumentar a sensação de saciedade, investindo em receitas como:
- bolinho de batata-doce e frango;
- escondidinho de frango e batata-doce;
- filé de peito de frango grelhado com purê de batata-doce e salada.
3. Pão integral com ovo
Se você não gosta muito de batata-doce e frango, pode ficar tranquilo. Existem outros alimentos que melhoram os resultados da academia e ajudam o corpo após o exercício, como o pão com ovo.
Nessa preparação, o ovo fornece proteínas para o organismo, enquanto a farinha de trigo integral é rica em fibras.
Para obter ainda mais saúde, que tal adicionar cenoura e folhas verdes, e montar um sanduíche natural? Se não consome ovo, troque-o por queijo branco ou cottage, que é rico em proteínas e gorduras boas.
4. Banana e aveia
A aveia e banana são alimentos ricos em carboidratos, auxiliando a repor a energia perdida durante o treino, além de proporcionar uma sensação de saciedade.
Uma boa dica é fazer uma panqueca com esses ingredientes, incluindo o ovo na massa. Também é possível adicionar outros itens na preparação, como canela, linhaça, chia, castanhas e nozes, entre outros.
Agora que você já sabe o que comer depois do treino, saiba que é importante incluir fontes de proteínas e carboidratos integrais para obter todos os benefícios pós-academia.
Além disso, evite exagerar nas refeições, demorar muito tempo para se alimentar ou consumir muitos carboidratos.
Gostou do conteúdo e quer complementar a leitura? Então, saiba o que comer antes de ir para a academia de manhã!