natação para mulheres

A natação para mulheres por muitas vezes é alvo de mitos, o que faz com que muitas pessoas acabem desistindo desta fantástica atividade.

Sendo capaz de causar um grande impacto na saúde e na parte estética do seu corpo, a natação é um esporte que deve sempre ser considerado tendo em vista seus benefícios.

Neste post falaremos sobre alguns dos mitos e verdades que você precisa conhecer antes de dar as suas primeiras braçadas. Continue lendo e confira!

1. Natação alarga os ombros

Esse é talvez o mito número um que impede que as mulheres ingressem na natação. Ele tem sua origem a partir da popularização do esporte, em especial da natação olímpica feminina, onde as mulheres apresentam um corpo mais esguio com ombros e costas largas.

Essas atletas treinam desde crianças e em um ritmo que a maioria das pessoas não é capaz de manter.

Isso faz com que a musculatura ganhe um grande volume, principalmente na região das costas. Por isso, cria a sensação de que os ombros foram alargados.

Depois de adulto a sua estrutura óssea não é mais capaz de sofrer qualquer tipo de alteração. Além disso, a natação para fins recreativos não apresenta resultados semelhantes.

Apenas para fins comparativos, um atleta olímpico chega a nadar em média três horas seguidas, somente uma modalidade, com intensidades diferentes várias vezes na semana.

Como sabemos, esse não é o objetivo da maioria das mulheres que busca saúde e um corpo mais esculpido.

2. Natação gasta poucas calorias

Mito! Nadar pode sim ter um bom gasto calórico. Uma boa aula de natação deve variar na intensidade e abranger vários exercícios e estilos de nado. Isso faz com que o gasto calórico seja naturalmente mais alto do que outras atividades em que o estímulo é uniforme (como a caminhada).

A única questão importante de ser mencionada é que o gasto calórico varia de acordo com a sua composição corporal e seu esforço na atividade. Para ter uma boa aula, escolha uma boa academia de natação para iniciar seus treinos.

3. Natação não emagrece

Outro mito muito repetido é de que a natação não é capaz de gerar a perda de peso. Apesar da perda de peso ser uma questão ligeiramente complexa, uma vez que ela envolve hábitos alimentares e a composição corporal de um indivíduo, nós podemos afirmar que a natação ajuda no processo da perda de peso.

Afinal, para perder as indesejáveis gordurinhas basta queimar mais calorias do que você consome. E como a natação tem um bom gasto calórico, não há motivos para não atingir a perda de peso.

Obviamente a sua alimentação deve favorecer esse seu objetivo de queimar gordura.

4. Natação aumenta o seu condicionamento físico

Verdade! Seja você iniciante na natação ou não, tenha certeza de que seu condicionamento será melhorado assim que você começar a praticar esse esporte regularmente.

Como há o envolvimento de grandes grupamentos musculares junto a uma respiração coordenada, uma das principais mudanças que você perceberá é o aumento do seu condicionamento.

Essa melhora pode ser vista inclusive em outros esportes, como na corrida.

5. Nadar protege as articulações

Verdade! A natação é um esporte sem impacto, e isso por si só já faz com que quase qualquer pessoa possa começar a praticar.

Fora isso, há o fortalecimento muscular de várias regiões do corpo que auxilia e ajuda a proteger o bom funcionamento das suas articulações.

Para quem se preocupa com a longevidade, a natação pode ser o esporte ideal.

Se você gostou de conferir alguns mitos e verdades sobre a natação para mulheres, siga nossos perfis nas redes sociais — Facebook e Instagram — e não perca nossas atualizações!

Escrito por Academia Nadarte