As temperaturas já estão subindo. Por isso, a natação no verão pode ser um excelente exercício para quem sofre com o calor e quer manter a forma. Afinal de contas, essa atividade conta com inúmeros benefícios para a saúde e o corpo.
Confira, a seguir, por que a natação no verão é a opção certa para você não ficar parado nessa estação!
Hidratação
Com as altas temperaturas de nosso país, é fundamental nos mantermos continuamente hidratados. Ao nadar, você estará se hidratando e mantendo a temperatura corporal agradável.
É importante destacar que a hidratação também deve ser reforçada com o consumo de mais água.
Baixo impacto
Para quem sofre com lesões e tensões, a natação no verão pode ser uma excelente alternativa, pois a prática não gera impacto sobre as articulações. Os movimentos dentro d’água ainda possibilitam que seus músculos se mantenham relaxados.
Movimentos completos
O nado possibilita a utilização de diferentes grupos musculares, o que fortalece todo o corpo. Praticando as atividades físicas dentro da piscina, pode-se conquistar não apenas saúde, mas também equilíbrio muscular.
Aperfeiçoamento da postura
As posições do dia a dia não favorecem a adequação correta de coluna e de postura, o que pode gerar dores e desconfortos. A natação proporciona maior flexibilidade corporal e consciência postural.
Estímulo das funções aeróbicas
Realizar os exercícios e respirar na água pode se tornar uma tarefa difícil. Com a frequência, isso se torna um hábito mais simples, o que favorece o sistema cardiovascular e respiratório.
Melhora da circulação
O tempo mínimo recomendado para a prática de natação é de 30 minutos a 1 hora. Já a frequência pode ser de pelo menos 2 vezes por semana. Tornando esse hábito contínuo, melhora-se a circulação sanguínea — o que possibilita o melhor transporte de nutrientes por todo organismo.
Combate à artrite
Com a promoção da flexibilidade muscular, a natação promove a saúde das articulações, o que reduz o risco de desenvolvimento de doenças como osteoartrite. A modalidade é categorizada como um exercício de baixo impacto, o que significa que ainda beneficia a saúde dos ligamentos.
Apoio à recuperação
Enquanto há inúmeras atividades que devem ser evitadas durante a recuperação de lesões, a natação é um apoio para recuperação física e reabilitação de tensões.
Gasto energético
A resistência dentro d’água requer mais esforço. Por isso, os músculos trabalham até 6 vezes mais se comparado a atividades em solo. Esse esforço permite que o gasto calórico seja muito maior do que em outros exercícios físicos.
Pode-se dizer que, ao gastar mais energia, você estará queimando mais calorias (sim, a natação emagrece!).
Aumento da massa magra
A natação ainda pode ser uma opção conveniente para quem deseja aumentar o percentual de massa magra. Os movimentos debaixo d’água auxiliam na mudança e na composição corporal.
O esforço e os resultados podem ser potencializados com o auxílio de tornozeleiras e extensores.
A atividade não assume total responsabilidade para quem deseja hipertrofia, mas é uma atividade aeróbica interessante para reduzir o percentual de gordura e aumento de músculos.
Gostou de saber sobre os benefícios da natação no verão? Então confira nossa grade de horários e escolha aquele que se adequa à sua rotina.