história do muay thai

É verdade que o esporte é muito praticado hoje em dia, mas acredita-se que a história do Muay Thai tenha começado há mais de dois milênios.

Conhecida como boxe tailandês, por empregar estrategicamente as 8 regiões do corpo, a arte marcial também é chamada de “a arte das oito armas”.

Isso porque nela se utilizam, além dos dois punhos e dos dois pés, os dois joelhos e os dois cotovelos para disparar golpes certeiros.

O Muay Thai foi criado pelos tailandeses para que se defendessem nas guerras, imobilizando os adversários com socos, chutes, cotoveladas e joelhadas.

O uso de todas as partes do corpo e a concentração mental que o esporte exige o tornou um dos mais solicitados nas academias mundo afora.

Por isso, trouxemos neste post, as principais contribuições que o Muay Thai vai trazer para a sua vida e como você pode praticá-lo.

Confira!

Como o Muay Thai se desenvolveu

O povo tailandês tem total adoração pelo Muay Thai, já que grandes reis da Tailândia incentivaram a prática e competições dessa arte marcial.

A arte é tão popular na Tailândia como o futebol é no Brasil. Mesmo com uma história bastante antiga, foi apenas em 1979 que o esporte chegou ao nosso país.

Em 1980, a primeira associação foi inaugurada e em 1981 foi disputado o primeiro campeonato interestadual entre Paraná e Rio de Janeiro.

Desde então, o Muay Thai tem se propagado pelo país, onde diversas equipes defendem a sua história e evolução e formam grandes atletas nacionais.

Qual é a filosofia da luta

O Muay Thai segue a doutrina budista nos seus costumes e saudações. Tem posturas de ataque e defesa, que auxiliam muito a defesa pessoal.

Toda vez, ao entrar e sair do local sagrado de treino, ou ao ver os colegas ou o treinador, o aluno saúda a todos com a expressão Muay Thai, Thai ou Ossi.

Essa saudação significa todo o respeito ao próximo — aos alunos, atletas, local de treino, instrutores, professores, mestres e grão-mestres.

É um esporte indicado também para crianças por praticar a concentração e a autoestima e ajudar no desenvolvimento esportivo e pessoal.

Quais são os benefícios do Muay Thai

Por exigir muito da musculatura do corpo todo, essa arte marcial ajuda a atingir objetivos gerais.

Confira os principais a seguir:

Definição muscular

Os socos e pontapés são disparados com força e de forma repetida. Logo, os músculos trabalham com mais intensidade, ficando mais firmes e tonificados.

Além disso, a cada aula a musculatura se torna mais resistente.

Contorno corporal

As aulas são intensas e os músculos são muito trabalhados. Por isso, as coxas, os glúteos e os braços ficam mais torneados, sem camadas de celulite e gordura.

Condicionamento físico

O condicionamento físico é melhorado com a prática, já que a circulação sanguínea aumenta e o coração trabalha com mais força e intensidade.

Com o passar dos dias e aumento da resistência, o cansaço (tanto na aula quanto no dia a dia) demora mais para aparecer.

Disciplina física e mental

O esporte requer muita disciplina nos treinos para que possa ser dominado e para que apresente os melhores resultados.

A concentração para executar cada movimento faz com que a mente foque em apenas uma coisa por vez, para realizá-la com o máximo de perfeição.

Tal disciplina também acaba favorecendo o desempenho em outras atividades, como no trabalho e nas relações sociais.

Como são as aulas

As aulas costumam durar entre 60 e 90 minutos e envolvem treinos de golpes e outras atividades físicas, como corrida, abdominais, flexões, pular corda etc.

A prática da arte marcial requer um par de luvas, bermuda, ataduras, caneleiras e protetor bucal.

Antes de começar, é importante passar por uma consulta médica.

O esporte ainda ajuda a emagrecer, pois, a depender do preparo físico do aluno e da intensidade do treino, é possível perder cerca de 1.000 calorias por aula.

Agora que você conhece a história do Muay Thai, os seus benefícios e como praticá-lo, já pode se preparar para participar de aulas do esporte e suar muito!

Gostou deste conteúdo?

Então, convide os seus amigos a entrar no universo do Muay Thai compartilhando este post nas suas redes sociais!

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte