história do muay thai

É verdade que o esporte é muito praticado hoje em dia. No entanto, acredita-se que a história do Muay Thai tenha começado há mais de dois milênios.

Conhecida como boxe tailandês, por empregar estrategicamente as oito regiões do corpo, a arte marcial também é chamada de “a arte das oito armas”.

A razão para tanto é que, nela, utilizam-se, além dos dois punhos e dos dois pés, os dois joelhos e os dois cotovelos para disparar golpes certeiros.

O Muay Thai foi criado pelos tailandeses para se defenderem nas guerras, imobilizando os adversários com socos, chutes, cotoveladas e joelhadas.

O uso de todas as partes do corpo e a concentração mental que o esporte exige o tornaram um dos mais solicitados nas academias mundo afora.

Por isso, trouxemos, neste artigo, as principais contribuições que o Muay Thai pode proporcionar para a sua vida e como é possível praticá-lo. Vamos conferir? Continue a leitura!

Como o Muay Thai se desenvolveu?

O povo tailandês tem total adoração pelo Muay Thai, já que grandes reis da Tailândia incentivaram a prática e as competições dessa arte marcial.

A arte é tão popular na Tailândia como o futebol é no Brasil. Aliás, mesmo com uma história bastante antiga, foi apenas em 1979 que o esporte chegou ao nosso país.

Em 1980, a primeira associação foi inaugurada e, em 1981, foi disputado o primeiro campeonato interestadual entre Paraná e Rio de Janeiro.

Desde então, o Muay Thai tem se propagado pelo país, onde diversas equipes defendem a sua história e a evolução e formam grandes atletas nacionais.

Qual é a filosofia da luta?

O Muay Thai segue a doutrina budista nos seus costumes e nas saudações. Além disso, tem posturas de ataque e de defesa, que auxiliam muito a defesa pessoal.

Toda vez, ao entrar e sair do local sagrado de treino, ou ao ver os colegas ou o treinador, o aluno saúda a todos com a expressão “Muay Thai”, “Thai” ou “Ossi”.

Essa saudação significa “todo o respeito ao próximo” — aos alunos, a atletas, ao local de treino, a instrutores, a professores, a mestres e a grão-mestres.

Trata-se de um esporte indicado também para crianças por colocar em prática a concentração e a autoestima e ajudar no desenvolvimento esportivo e pessoal.

Quais são os benefícios do Muay Thai?

Por exigir muito da musculatura do corpo todo, essa arte marcial ajuda a atingir objetivos gerais. Confira os principais nos tópicos a seguir!

Definição muscular

Os socos e pontapés são disparados com força e de forma repetida. Logo, os músculos trabalham com mais intensidade, ficando mais firmes e tonificados.

Além disso, a cada aula, a musculatura se torna mais resistente.

Contorno corporal

As aulas são intensas e os músculos são muito trabalhados. Por isso, as coxas, os glúteos e os braços ficam mais torneados, sem camadas de celulite e de gordura.

Condicionamento físico

O condicionamento físico é melhorado com a prática, já que a circulação sanguínea aumenta e o coração trabalha com mais força e intensidade.

Com o passar dos dias e o aumento da resistência, o cansaço (tanto na aula quanto no dia a dia) demora mais para aparecer.

Disciplina física e mental

O esporte requer muita disciplina nos treinos para que possa ser dominado e para que apresente os melhores resultados.

A concentração para executar cada movimento faz com que a mente foque apenas uma coisa por vez para realizá-la com o máximo de perfeição.

Tal disciplina também acaba favorecendo o desempenho em outras atividades, como no trabalho e nas relações sociais.

Estímulo à coragem

A prática do Muay Thai simula o confronto. Dessa forma, é preciso que haja uma posição desafiadora por parte do aluno, sem se esquecer de que também é necessário se esquivar dos golpes.

Isso significa que o indivíduo passa a ser estimulado pelo seu espírito de coragem. Por sua vez, há uma reflexão direta nas suas atitudes do cotidiano, visto que ele estará mais preparado para enfrentar os desafios diários.

Autoestima

Com o passar dos dias, os praticantes de Muay Thai são cada vez mais desafiados a superar os seus limites. A partir disso, eles tendem a praticar golpes que nunca imaginariam realizar.

Além disso, o aluno também percebe as mudanças no seu corpo, como o ganho de massa magra e a perda de gordura.

Tudo isso faz com que a pessoa se sinta melhor e com mais autoestima. Isso porque será possível acompanhar cada passo dos resultados do Muay Thai na sua aparência e na saúde.

Alívio do estresse

Quando nos movimentamos, há uma maior produção de endorfina (hormônio que promove o bem-estar) e, nessa arte marcial, é possível fazer vários movimentos.

Por isso que essa prática esportiva é uma excelente opção para aliviar o estresse e deixar a pessoa mais relaxada.

Aumento da flexibilidade

A prática do Muay Thai costuma estimular diversos músculos do nosso corpo. Bons exemplos são os posteriores da coxa, os lombares e os extensores dos quadris.

Assim, o corpo fica mais saudável e flexível, diminuindo o risco de dores e lesões. Além disso, o treino também o ajuda a movimentar-se melhor, visto que é possível relaxar a musculatura e melhorar a postura.

Fortalecimento do sistema imune

Quando se pratica o Muay Thai com uma dieta rica em nutrientes e proteínas, o nosso sistema imunológico tende a ficar mais forte. Isso evita o surgimento de diversas doenças.

Contudo, não se esqueça de que é preciso começar o exercício aos poucos. Caso contrário, é possível que o seu corpo não aguente tanto esforço e acabe tendo uma queda no rendimento das suas atividades e da imunidade.

Além disso, ao pegar pesado demais no treino, o seu corpo pode não conseguir se recuperar a tempo para a próxima aula. Então, respeite os seus limites para evitar maiores problemas para a sua saúde.

Como funcionam as aulas de Muay Thai?

Essa arte marcial utiliza cotoveladas, socos, chutes, joelhadas e técnicas de proteção e esquiva. É um tipo de jogo de ataque e contra-ataque.

As aulas costumam durar entre 60 e 90 minutos e envolvem treinos de golpes e outras atividades físicas, como corrida, abdominais, flexões, pular corda etc.

Entre os golpes mais comuns na prática do Muay Thai, está o soco. Ele é realizado com o punho fechado, podendo ter como alvos o queixo e a face do adversário.

A prática da arte marcial requer um par de luvas, bermuda, ataduras, caneleiras e protetor bucal. Antes de começar, contudo, é importante passar por uma consulta médica.

O esporte ainda ajuda a emagrecer, pois, a depender do preparo físico do aluno e da intensidade do treino, é possível perder cerca de 1.000 calorias por aula.

Agora que você conhece a história do Muay Thai, os seus benefícios e como praticá-lo, já pode se preparar para participar de aulas do esporte e suar muito!

Entretanto, para isso, é importante contar com a ajuda de uma academia qualificada para começar a prática esportiva.

Um excelente exemplo é a Academia Nad’arte que oferece um espaço completo e uma equipe preparada para atender às suas necessidades.

Assim, ao fazer as aulas de Muay Thai com a gente, é possível adquirir todos os benefícios que listamos ao longo do artigo, visto que você terá uma preparação física bastante eficiente.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato conosco agora mesmo e faça já a sua matrícula nas aulas de Muay Thai. Garantimos que você vai adorar!

Escrito por Academia Nadarte