
Você está com dificuldade de perder peso mesmo mantendo uma alimentação equilibrada, seguindo uma rotina intensa de exercícios físicos e dormindo bem? Então, talvez seja a hora de checar o ritmo do seu metabolismo. Isso porque esse mecanismo que transforma várias reações químicas em energia desacelera com o tempo.
Com o metabolismo lento, o corpo demora mais para receber os nutrientes necessários e transformar as calorias ingeridas em energia, o que resulta em acúmulo de gordura.
Sobretudo, as principais causas do problema incluem hipotireoidismo, diabetes, genética, uso de determinados medicamentos e desequilíbrio hormonal.
Quer saber quais são os efeitos do metabolismo lento no organismo? Continue a leitura!
Dificuldade para perder peso
Esse é um dos primeiros sinais do metabolismo lento. Como a queima calórica é baixa na metabolização, a energia que não é gasta vira gordura e fica armazenada no corpo.
Caso a pessoa tenha uma alimentação pobre em nutrientes, o metabolismo pode desacelerar, pois os alimentos não demandarão esforço do organismo durante a digestão.
Além disso, produtos refinados, processados e ricos em carboidratos simples podem liberar muita glicose. Contudo, isso gera um pico de açúcar na corrente sanguínea.
Surgimento de celulites
Quem costuma comer muitos alimentos refinados e processados, como pão, arroz e queijos amarelos, pode acumular gordura em novas áreas do corpo.
Isso causa um processo de inflamação no organismo e, ao incluí-los todos os dias no cardápio, haverá o surgimento de novas células que armazenam gordura.
Nesse caso, a melhor maneira de combater as celulites e eliminar o máximo de depósito de adipócitos é fazer exercícios físicos regularmente, principalmente os de hipertrofia.
Pele e calcanhares rachados
O metabolismo lento também tem relação com doenças que afetam a tireoide, e um dos sintomas clássicos do problema é a presença de rachaduras nos calcanhares e na pele.
O hipotireoidismo, por exemplo, leva a uma redução na produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) e faz a pessoa queimar menos calorias em repouso.
Outros efeitos da doença são cansaço extremo, intestino preso, dores musculares, sono em excesso, comprometimento da memória e menstruação irregular.
Vontade de comer doces
O nosso corpo necessita de nutrientes e calorias para funcionar de maneira correta, seja para fazer atividades físicas, seja em repouso.
Quando o metabolismo está desacelerado, o organismo pede por mais alimentos doces e ricos em açúcar, com o objetivo de obter mais energia.
No entanto, o açúcar causa um pico energético após o seu consumo. Mas não se engane: a sensação dura pouco tempo. Inclusive, há quem a chame de “falsa energia”.
A substância não só se transforma em gordura rapidamente, como provoca compulsão e abstinência. Estudos comparam o vício com o alcoolismo e o tabagismo.
Agora que você sabe o que é o metabolismo lento e conhece os seus principais efeitos no organismo, já pode tomar providências se estiver notando algo de anormal.
Consulte um médico especializado para ele avaliar a sua condição e lembre-se de praticar atividades físicas com regularidade como um auxílio para acelerar o metabolismo.
Gostou de saber mais sobre metabolismo lento? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!