Seguir uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e cuidar da saúde mental é fundamental para uma vida saudável. Pensando nisso, você sabe a importância do sono para o bem-estar?
Com o dia a dia corrido, o sono, muitas vezes, é deixado de lado. São tantos afazeres que nem lembramos que dormir bem é essencial para o organismo.
Se você já acorda cansado, está na hora de reparar como está a qualidade do seu sono. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos tudo o que precisa saber para dormir bem. Confira!
Qual é a importância do sono?
O sono influencia muito mais do que podemos imaginar. É durante esse período que o corpo regula as suas funções, as células são reparadas e o cérebro descansa.
Dormir mal impede que o organismo exerça as suas atividades corretamente. Por exemplo, o hormônio do crescimento é liberado enquanto dormimos.
Se as horas de sono são insuficientes, não temos a quantidade adequada desse hormônio que é tão eficaz no ganho de massa muscular.
Outro bom exemplo é o sistema imunológico, que aproveita o tempo de repouso para ajustar as defesas do corpo. Então, se não dormimos bem, logo a imunidade fica comprometida.
É por isso que quem não dorme bem fica doente com maior facilidade. Podemos dizer que as diversas atividades do nosso corpo são comprometidas com a má qualidade do sono.
Não falamos apenas do físico, mas o mental também. Estresse, mau-humor e irritabilidade são apenas alguns dos sintomas de quem não tem boas noites de descanso.
Por tudo isso é que podemos afirmar que dormir bem é mais um dos hábitos que ajudam a ter uma vida mais saudável e com maior bem-estar.
Como dormir bem?
Não basta apenas fechar os olhos e esperar que o sono apareça. Muitas pessoas têm dificuldades para adormecer e ter um repouso efetivo. Você é desse time?
A boa notícia é que existem algumas dicas para dormir bem. O melhor é que são totalmente acessíveis. Sim, você pode colocá-las em prática hoje mesmo. Veja:
- procure dormir e acordar sempre no mesmo horário. Isso ajuda a regular o seu relógio biológico, facilitando a pegar no sono;
- monte um ambiente aconchegante e agradável;
- apague as luzes, inclusive dos aparelhos eletrônicos, pois o hormônio do sono é melhor liberado na escuridão;
- desligue-se do celular, já que as distrações dificultam o adormecer;
- faça uma refeição leve antes de dormir, pois a digestão pesada deixa o sono conturbado;
- leia um livro ou coloque uma música relaxante ao se deitar.
Como o sono afeta o rendimento nas atividades físicas?
Nosso corpo precisa de um bom descanso para cumprir com as suas funções. Caso contrário, até mesmo o rendimento nas atividades físicas diminui.
Sendo assim, pouco adianta você ter uma alimentação equilibrada e se exercitar diariamente, se não descansa adequadamente. É um conjunto de bons hábitos que torna a nossa vida mais saudável.
A importância do sono é maior do que a maioria das pessoas acha. Por isso, é relevante disseminar a ideia de que dormir bem não é luxo, mas sim uma necessidade do corpo e da mente.
Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais. Assim, seus amigos também ficarão por dentro do assunto!