O corpo humano foi desenvolvido para se movimentar frequentemente, o que nem sempre é possível para quem trabalha sentado. Pensando nisso, elaboramos este texto para explicar a importância do alongamento para a sua saúde.
Afinal, a prática melhora a circulação sanguínea, ajuda a relaxar e evita dores musculares.
Vamos falar, ainda, dos malefícios de ficar sentado por muito tempo, dando dicas de movimentos para corrigir a postura.
Preparado para alongar o seu corpo? Então, continue a leitura e afaste o fantasma das dores!
Entenda os malefícios de ficar sentado por muito tempo
Ficar muito tempo sentado, em uma mesma posição, não é ruim só para as costas, mas para toda a estrutura física que se beneficia do movimento.
Muito tempo parado pode levar ao enfraquecimento dos músculos — uma vez que a atividade elétrica neles diminui — e a uma maior dificuldade na circulação do sangue até ao cérebro.
Isso acaba resultando em uma maior sensação de cansaço e aumento do risco de doenças cardiovasculares, como trombose.
Veja a importância do alongamento
É claro que não dá para parar de trabalhar ou mudar a dinâmica de certas atividades, mas é possível investir no alongamento e afastar alguns dos problemas já mencionados.
O ideal é que, a cada 30 minutos, você consiga se alongar e colocar o corpo em movimento. Se esse prazo não for possível, aumente os intervalos — mas não deixe de se movimentar!
Alongar no trabalho diminui o estresse e a ansiedade, melhora a postura e relaxa os músculos, além de aumentar a oxigenação dos tecidos, entre outros benefícios.
Confira dicas de movimentos que corrigem a postura
Veja, a seguir, alguns exercícios simples que podem diminuir as dores e tensões no seu corpo.
Alongamento de braço
Sente-se com as costas retas, estenda os braços e deixe as palmas das mãos viradas para cima, e cruze os dedos acima da cabeça. Quinze segundos nessa posição muda a sua vida.
Por fim, você ainda pode mover o braço para trás da cabeça, segurando o cotovelo para encostar a mão no meio das costas.
Alongamento de perna
É importante estabelecer uma melhor circulação nos membros inferiores. Assim, levante-se, dobre um dos joelhos para trás e segure o pé com uma das mãos, na altura do bumbum.
Mantenha a posição por 20 segundos e, depois, realize o mesmo movimento com a outra perna.
Alongamento de pescoço
Com a postura ereta, vire o queixo na direção de um dos ombros e, depois, faça o mesmo com o outro lado.
Por fim, abaixe a cabeça em direção ao peito e, em seguida, realize um movimento circulatório, para os dois lados, em velocidade lenta.
Alongamento de costas
Em pé, com as pernas separadas e os pés alinhados com os ombros, incline o corpo para frente e deixe os braços suspensos em direção ao chão, mantendo a posição por 30 segundos.
Neste post, vimos a importância do alongamento para o bem-estar de quem trabalha sentado por muito tempo e para sua saúde a longo prazo.
Portanto, lembre-se de que manter o corpo em uma mesma posição por muito tempo traz dores articulares e musculares, e piora a circulação e oxigenação de vários tecidos e órgãos.
Porém, basta dedicar alguns segundos de alongamento de braços, pernas e pescoço para mudar esse cenário, trazendo mais disposição e saúde.
Por fim, se você curtiu ler sobre a importância do alongamento no trabalho, confira o nosso e-book completo sobre a prática!