Hapkidô

O Hapkidô é uma arte marcial coreana que prioriza a defesa pessoal. Caracteriza-se por ter um longo repertório de golpes, com movimentos graciosos e efetivos.

O treino regular traz benefícios para a saúde e para a qualidade de vida. A prática ajuda a tonificar os músculos e a garantir melhor condicionamento físico e mental aos seus adeptos.

Ao longo deste post, explicaremos mais sobre essa fantástica arte marcial que a cada ano consegue expandir ainda mais seu número de praticantes. 

Você se interessou pelo assunto? Continue sua leitura e fique por dentro!

Origens do Hapkidô

O Hapkidô tem como berço a Coreia. Na época, o país ainda não era dividido e sua localidade era basicamente composta de três grandes reinos com características feudais.

Yong-Sool Choi é considerado o pai da arte marcial que foi desenvolvida com conceitos do Daito-ryu Aikijujutsu — luta japonesa semelhante ao jiu-jitsu tradicional.

Com o passar dos anos, Choi aumentou o número de técnicas e de golpes para aperfeiçoar sua antiga arte. Isso ajudou a transformar seu estilo único em uma nova vertente marcial.

No fim dos anos 50, os ensinamentos de Choi começam a ter destaque na Coreia. E nos anos 70 o Hapkidô chega ao Brasil, especificamente no estado de São Paulo.

A princípio, a arte marcial foi inserida no exército brasileiro, na cidade de Osasco, como parte dos treinamentos militares.

Essa introdução se deu por duas razões: pela sua efetividade e pelo seu caráter filosófico voltado para o combate.

Princípios fundamentais

Essa arte marcial conta com três princípios fundamentais, que em coreano são chamados de Yu, Won e Wa. Veja quais são os significados dessas palavras:

  • yu (água) — tem como simbolismo a fluidez e a adaptabilidade dos movimentos;
  • won (círculo) — diz respeito aos golpes circulares que desviam a força do oponente;
  • wa (harmonia) — trata da necessidade de o praticante aproveitar cada acontecimento do combate a seu favor, e faz menção ao equilíbrio entre corpo e mente.

Aliás, é interessante ressaltar que o próprio nome da arte marcial também apresenta um significado especial:

  • hap, significa harmonizar (ou união);
  • ki, significa energia vital (ou força interior);
  • do, significa caminho.

Portanto, Hapkidô tem como tradução livre “caminho da união da força interior”. A filosofia dessa arte marcial é um dos principais pontos que a diferenciam das demais.

Benefícios e principais indicações

Entre os benefícios mais aparentes estão o condicionamento físico (fortalecimento muscular, resistência da capacidade aeróbica e anaeróbica) e mental (aumento da autoestima e resiliência).

A indicação da atividade é praticamente irrestrita. Há apenas dois principais requisitos: ter mais de 5 anos de idade e não apresentar qualquer condição física debilitante.

Existem várias federações e campeonatos em todo o país, o que estimula a competitividade e principalmente os fundamentos dessa arte que encanta cada vez mais pessoas no mundo.

Por fim, vale dizer que há um sistema de faixas semelhante ao karatê, e que o aluno avança de maneira progressiva até os maiores graus de conhecimento desse estilo de luta.

Gostou do nosso post de hoje sobre Hapkidô? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo do nosso blog!

Escrito por Academia Nadarte