qual a importância do hábito de correr

Desenvolver o hábito de correr é um verdadeiro desafio, especialmente para as pessoas que não praticam atividades físicas e não sabem como começar.

Antes de tudo, é preciso dizer que a corrida é um esporte que trás inúmeros benefícios para a saúde. Alguns dos principais são: fortalecimento dos membros inferiores e do abdômen, melhora do condicionamento físico e do humor, e emagrecimento.

Entretanto, para conseguir realmente aproveitar todas essas vantagens, é preciso praticar a corrida regularmente — o que, para muitos, parece uma tarefa quase impossível.

Neste post, falaremos como você pode desenvolver alguns hábitos essenciais para não perder os treinos e quais são as práticas que devem ser evitadas durante a semana.

Pronto para saber mais? Continue a leitura e confira!

Encontre o elemento sabotador do hábito

Você já percebeu que, às vezes, planejar não é o suficiente? Que, em algumas ocasiões, nós simplesmente procrastinamos ou deixamos tudo de lado? Pois bem, saiba que a própria procrastinação é um hábito que deve ser quebrado.

Além disso, sempre divergimos a nossa atenção para as tarefas que repetimos continuamente. Ficar no celular e assistir a vídeos na internet, entre uma infinidade de outras ações semelhantes, entram nessa lista.

Portanto, a sua primeira atitude deve ser simplesmente encontrar o elemento sabotador do hábito e, em seguida, eliminá-lo por completo da sua rotina. E acredite: no início, será difícil!

Defina horários específicos na sua agenda

Se for esperar o dia perfeito para correr, tenha certeza de que ele nunca chegará. A nossa rotina muda constantemente, e é sempre importante separar alguns momentos para cuidar da nossa saúde e do nosso bem-estar.

Portanto, procure na sua agenda as brechas de tempo e inclua a corrida nos horários oportunos. Após o trabalho e logo ao acordar, normalmente, são duas alternativas eficientes e interessantes.

A princípio, o objetivo é criar um cronograma e mantê-lo por, pelo menos, três semanas — até que um novo hábito se forme. Até lá, iniciar no esporte pode ser razoavelmente desafiador.

Prepare sua roupa e tênis com antecedência

Talvez você não acredite, mas o simples ato de deixar a sua roupa preparada antes do seu treino elimina quase por completo as chances de “autosabotagem”.

Eliminando essa tomada de decisão extra, fica difícil encontrar desculpas ou até mesmo maneiras de evitar a corrida. Inclusive, essa é uma dica que vários corredores utilizam para permanecerem motivados.

E o melhor de tudo: deixar tudo pronto não leva mais do que alguns minutos.

Evite determinados hábitos

Agora que você já sabe o que fazer, chegou o momento de falarmos mais sobre quais são as práticas que devem ser eliminadas ou reduzidas da sua rotina.

É bem provável que você já tenha vários desses hábitos, portanto, preste muita atenção e busque eliminá-los para conseguir ter um estilo de vida mais saudável.

Correr com muita intensidade no início

Apesar de correr ser excelente para a sua saúde, é preciso ter muita cautela para conseguir desenvolver o hábito.

A prática intensa no início pode causar alguns problemas. O primeiro é que dificilmente você chegará até o final da meta estipulada. O segundo é o aparecimento de dores e desconfortos no dia seguinte ou, até mesmo, durante a atividade.

É importante levar em conta que a corrida traz grande impacto nas articulações, e, por isso, seu início deve ser gradual e controlado. Isso aumenta o prazer e até mesmo a sua aderência ao esporte.

Se você ainda não consegue percorrer grandes distâncias, faça um treino intervalado e busque reduzir o seu tempo de descanso ativo durante as semanas.

Não fazer qualquer tipo de fortalecimento

A corrida, de fato, fortalece os membros inferiores. Entretanto, nem sempre isso é o suficiente para evitar lesões no joelho ou em outras regiões do corpo.

O ideal é que você pratique musculação para eliminar os riscos de algum contratempo. Na falta de alternativas, alguns exercícios em casa já podem ser o suficientes para afastar desconfortos e ferimentos.

Como vimos, a corrida é uma prática simples de manter, já que não precisa de equipamentos específicos. Com essas dicas, temos certeza que criar o hábito de correr será mais fácil e muito mais prazeroso para você.

Gostou do nosso post? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude mais pessoas a iniciarem na corrida!

Escrito por Academia Nadarte