No passado, houve um grande dilema entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Os adeptos não achavam a associação entre eles interessante, pois afirmavam que um anularia os resultados do outro.
Com alguns estudos sobre o assunto, essa visão foi mudando. Atualmente, sabe-se que a combinação das duas opções de treino proporcionam ótimos resultados, principalmente para a qualidade de vida e saúde.
Assim, a perda de calorias e gordura é maior quando se mescla atividades de resistência com aeróbicos. Se quer conhecer algumas dicas de como conciliar os dois tipos de treino, não perca o nosso post. Boa leitura!
Faça treinos de HIIT alternados com musculação
O treino intervalado de alta intensidade, chamado de HIIT, é uma boa opção para quem deseja perder peso.
No entanto, para aumentar os resultados, o ideal é praticar o exercício em dias alternados com a musculação. Nessa situação, tenha cuidado para não sobrecarregar alguns músculos.
Caso queira fazer HIIT com ciclismo em um dia e no outro treinar quadríceps, por exemplo, a musculatura pode ficar sobrecarregada, o que depende da intensidade da atividade.
Logo, para evitar lesões musculares, leve isso em conta no momento de montar o seu treino. Além disso, não faça atividades físicas sem a orientação de um bom profissional.
Pratique o exercício anaeróbico ao final do treino aeróbico
De modo geral, as atividades aeróbicas ajudam a queimar mais calorias do que as anaeróbicas. Entretanto, isso acontece no momento em que o praticante está fazendo o exercício.
Assim, caso um treino dure cerca de 50 minutos, a pessoa conseguirá perder gordura durante esse tempo.
O treino anaeróbico, por sua vez, possibilita que o organismo continue queimando as calorias mesmo depois do exercício — o que dura até 15 horas.
Isso acontece porque esse tipo de atividade causa alterações fisiológicas no organismo, o que exige um período maior de recuperação.
Dose a quantidade dos treinos
Os exercícios anaeróbicos devem manter um tempo limite de aproximadamente 60 minutos para conquistar um bom resultado.
Por sua vez, quando se fala em treino aeróbico, como a corrida, o recomendado é não extrapolar o tempo e fazer com que a duração seja de no máximo 45 minutos.
Exercícios com maior intensidade e intervalados é a melhor escolha para quem quer conciliar os dois objetivos.
A frequência também precisa ser respeitada: em um cenário ideal, o máximo é fazer atividade 3 vezes por semana.
Faça crossfit
O crossfit é uma alternativa que alinha atividades aeróbicas e ginástica com levantamento de peso.
As aulas são divididas em 3 partes. Na primeira, há um alongamento e aquecimento. Na segunda, o aluno aprende alguns exercícios específicos. Já a última consiste na realização dos exercícios de modo intenso.
É possível encontrar aulas com saltos, corrida, agachamento, flexão de braços e levantamento de peso. Assim, se você busca um treino completo de anaeróbico e aeróbico, o crossfit é uma boa opção.
Viu só como é possível conciliar exercícios aeróbicos e anaeróbicos? Para obter um bom resultado, lembre-se de alternar treinos de HIIT e musculação e dosar a quantidade de atividades físicas.
Com isso, você consegue queimar calorias, perder peso e ganhar massa muscular!
E aí, gostou das nossas dicas? Você costuma conciliar os dois tipos de exercícios durante a sua prática? Deixe um comentário no post e conte para gente!