O exame para academia era mandatório há alguns anos. Todos que tinham o desejo de iniciar em alguma atividade física precisavam entregar um atestado médico comprovando sua saúde.

Recentemente, essa prática se tornou facultativa: agora, basta responder a um questionário para decidirem se você está apto ou não a praticar exercícios.

Esse questionário é conhecido como PAR-Q e, apesar de cumprir bem o seu papel, há quem acredite que ele não é o suficiente para atestar a saúde de uma pessoa.

Neste texto, explicaremos por que é necessário fazer exames médicos regularmente, principalmente ao iniciar uma atividade física. Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura e confira!

Por que o check-up médico é importante para a sua saúde?

Nada supera um check-up médico. Nele, você descobre como está o seu organismo, podendo identificar riscos ou até mesmo doenças que ainda não se manifestaram.

Um simples hemograma completo pode mostrar os níveis de colesterol, glicose e outros dados importantes que, se não forem acompanhados por um médico, podem prejudicar a saúde. Você não precisa ficar doente para começar um tratamento.

O eletrocardiograma, por exemplo, ajudam a identificar uma arritmia cardíaca ou outros problemas coronários que podem atrapalhar a sua prática esportiva. 

Praticar exercícios físicos com algum desses problemas é extremamente perigoso. Portanto, apesar de o exame para academia não ser mandatório, ainda é a melhor maneira para se manter saudável.

Dessa forma, qualquer tipo de surpresa desagradável — e até mesmo situações perigosas — podem ser evitadas.

Qual é o perigo da falta de acompanhamento médico nas academias?

O PAR-Q (Questionário de Prontidão para Atividade Física) foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) como uma solução para as pessoas saírem do sedentarismo. A intenção é simplificar o ingresso em qualquer tipo de prática esportiva.

Boa parte dessa medida foi tomada considerando que o professor deva ser o responsável por identificar algum problema de saúde no praticante.Porém, esse profissional não está totalmente habilitado para lidar com casos de alto risco, mesmo que ele consiga perceber algum problema.

Durante um exercício físico, o metabolismo de um indivíduo passa por uma série de mudanças, como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Pessoas hipertensas, com arritmia ou outro problema cardíaco podem não saber que apresentam esses problemas e, durante algum exercício, essas condições podem se agravar.

O mal-estar pode ir desde um desconforto passageiro até algo mais graves, necessitando de auxílio clínico. 

Como praticar exercícios com segurança?

Apesar de o atestado de saúde não ser mais uma obrigatoriedade, ressaltamos que uma simples ida ao médico pode evitar maiores riscos. Por isso, estar atento e proativo com sua saúde é a melhor maneira de permanecer apto para praticar qualquer esporte.

Procure por academias sérias, que incentivem a realização de exames médicos regulares, e evite locais que não fazem seu acompanhamento. Leve a sua saúde tão a sério como os seus treinos, para conseguir os melhores resultados.

Gostou do nosso post sobre exame para academia? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre o acompanhamento dos nossos profissionais e nossa política interna! 

Escrito por Academia Nadarte