resultados na musculação

Os resultados na musculação são alvo de muitos questionamentos por parte das pessoas que iniciam essa atividade física.

Seja você homem ou mulher, certamente já deve ter se perguntado quanto tempo leva para conseguir atingir aquele tão sonhado corpo escultural, não é mesmo?

Se você ainda tem essa dúvida, saiba que hoje é o seu dia de sorte! Nesse artigo, nós abordaremos essa polêmica questão dos resultados na academia de uma maneira bem objetiva! Quer saber mais? Continue lendo!

Quanto tempo demora?

Falar com exatidão quanto tempo demora para uma pessoa conseguir resultados na musculação é uma tarefa bem difícil. Algumas pessoas acham até mesmo impossível encontrar uma resposta que seja comum para todos aqueles que possuem essa dúvida.

Ainda assim, por uma estimativa média, nós podemos ressaltar que, entre três e seis meses, já é possível obter resultados expressivos, desde que os treinos sejam regulares e a alimentação seja modificada para suprir as novas necessidades (e objetivos) corporais.

Indivíduos que somente fazem a musculação sem se preocupar com a dieta normalmente não saem do lugar, e, por essa razão, existe uma concepção geral de que pode se levar anos até que os primeiros resultados surjam.

Isso quer dizer que eu posso conseguir o corpo dos meus sonhos em apenas alguns meses? Na maioria dos casos, não. Mas é possível ter resultados incríveis dentro do período de tempo que citamos acima.

Inclusive, a maioria dos iniciantes da musculação conseguem ter os resultados mais impressionantes de suas vidas nos primeiros três meses de prática.

Isso ocorre porque o corpo ainda está passando por um profundo período de adaptação durante esse período, o que permite que ele se desenvolva com mais rapidez até estabilizar.

O quanto é preciso se empenhar?

Um dos fatores individuais que faz com que os resultados na musculação variem de pessoa para pessoa é o empenho. O tempo de descanso entre as séries, a forma de execução dos exercícios e até mesmo a carga utilizada são fatores que determinam o sucesso na academia.

Contudo, isso não significa que você deve correr antes de aprender a andar! Leve em consideração que você deve treinar de maneira consistente para ter resultados, o que significa que deve ter cuidados para que nenhuma lesão seja desenvolvida.

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é treinando com um personal trainer qualificado. Esse profissional saberá dosar a intensidade correta do seu treino e ainda terá todo o cuidado em avaliar a sua forma de execução a todo momento — dois fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico e muscular.

O que esperar como resultados na musculação?

Você sabe quais resultados está buscando? Essa pergunta pode parecer simples de início, mas ao longo do tempo ela se torna uma importante peça no seu planejamento esportivo.

Muitas pessoas iniciam seus treinos sem saber o que esperar e qual direção seguir. Você deseja emagrecer? Ganhar massa muscular? Ou seu objetivo primordial é ter saúde e um bom condicionamento físico?

Seja qual for a sua resposta, saiba que existe um caminho específico para cada um desses resultados. A sua dieta — que corresponde a cerca de 60 a 70% dos seus resultados — varia para cada uma dessas situações, assim como o seu programa de exercícios.

Sendo assim, procure por uma academia que possa atender às suas expectativas quanto à estrutura e profissionais disponibilizados. Lembre-se que para dar o seu melhor, você também precisa ter as melhores ferramentas disponíveis para te ajudar!

Esse foi o nosso artigo de hoje! Gostou e deseja saber mais sobre o assunto? Leia o nosso artigo sobre avaliação física e saiba como se preparar da melhor maneira para atingir os seus resultados!

Escrito por Academia Nadarte