corpo definido

Com uma rotina cheia, muitas pessoas tentam reservar na agenda um período para fazer exercícios, treinar em academias e alcançar um corpo definido. Nesse contexto, os métodos variam para cada praticante. Alguns optam por processos rápidos de atividades mais intensas, enquanto outros preferem seguir um estilo natural para que, aos poucos, consigam desenvolver massa muscular e ganhar força apenas com treinos e dieta balanceada.

E é exatamente sobre isso que falaremos neste post. Para quem pretende iniciar as atividades físicas ou quem já está familiarizado com os treinos, selecionamos dicas de como atingir os objetivos de forma natural.

Consulte um nutricionista e adote uma dieta personalizada

Bons hábitos alimentares são fundamentais para garantir a eficiência das séries de exercícios recomendadas pelo personal trainer. Então, consulte um nutricionista para que ele te receite uma dieta com fontes de energia originadas pelos nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo e que te ajudarão a alcançar os resultados desejados.

As dietas populares — como as que prometem, em anúncios, a perda de 10 kg em 3 semanas, por exemplo — não são recomendadas. Esse tipo de regime é de qualidade duvidosa e de baixo valor nutricional, o que poderá comprometer sua disposição no dia a dia. 

Diferentemente disso, ao consultar um nutricionista, o profissional da saúde estudará sua rotina, seu peso e sua altura, bem como os horários das suas refeições e treinos para, a partir desses dados, orientar uma dieta adequada e personalizada a você.

Em geral, pessoas que almejam um corpo definido precisam eliminar gorduras saturadas, excesso de açúcar e sódio. Essas substâncias são encontradas em produtos industrializados, instantâneos e embutidos, que só acrescentam calorias e ainda fazem o corpo gastar energia para eliminá-los do organismo. 

A dica para isso é que você dê preferência às comidas frescas e destine um tempo à preparação das refeições do dia, com alimentos ricos em nutrientes que seu corpo aproveitará ao máximo.

Nunca treine sem supervisão

A orientação de profissionais durante os treinos é essencial para que os exercícios sejam realizados de maneira correta. Assim, o personal trainer determinará atividades de acordo com as metas do praticante e fará com que a intensidade dos treinos aumente gradativamente, conforme o desenvolvimento ao longo do tempo.

Treinos aeróbicos são ótimos combinados à musculação, por exemplo, porque auxiliam na queima de gordura e melhoram o condicionamento físico. Equilibrar esses dois treinos otimizará os resultados de hipertrofia e da definição de forma natural. Vale conversar com seu orientador sobre essa opção.

Lembre-se de que treinar por conta própria é um risco para seu bem-estar. Lesões musculares são causadas, geralmente, pela má execução de um determinado exercício.

Descanse para ter bons resultados e um um corpo definido

Você já ouviu falar de pessoas que vão duas vezes por dia na academia ou que treinam uma média de 6 vezes por semana, certo? Muitos praticantes acreditam que, assim, acelerarão os resultados para a definição, porém essa rotina pode ser nada saudável. Isso acontece porque um treino eficiente deve ser seguido de descanso e boas horas de sono para que o corpo se recupere. 

O repouso é o momento em que os músculos crescem e suas fibras se restauram. Se essa pausa for mínima e em intervalos curtos, a fadiga pode atingir de vez sua musculatura, afetando negativamente sua performance nos exercícios.

Portanto, sempre busque orientações de profissionais da área para otimizar os resultados desejados. Desse jeito, você perceberá que conseguir um corpo definido não significa nenhum sacrifício, mas apenas dedicação e cautela.

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Escrito por Academia Nadarte