coronavírus

A cada dia, o número de casos do novo Coronavírus no Brasil aumenta em ritmo significativo.

Realmente, a situação é muito preocupante — e isso implica a necessidade de tomarmos alguns cuidados, como evitar aglomerações, procurar ficar em casa, etc.

Apesar disso, é muito importante não entrar em pânico, pois esse é um momento passageiro, ou seja, passada essa situação, voltaremos a nossa vida normal.

Pensando na importância desse tema, neste post, destacaremos a importância de não entrar em pânico e forneceremos algumas dicas para manter a saúde mental na quarentena. Confira!

Qual é a importância de não entrar em pânico nessa situação?

As notícias realmente são alarmantes: milhares de pessoas foram diagnosticadas com o novo Coronavírus e o número de casos continua a aumentar. Além disso, a maior parte das mortes registradas foram em São Paulo.

Apesar dessa situação, é importante mantermos a calma e fazermos a nossa parte, ou seja, cumprir com as recomendações das autoridades de saúde.

Portanto, evite aglomerações, fique em casa sempre que possível, não compartilhe objetos pessoais, lave as mãos constantemente e tome bastante líquido.

Por fim, procure não entrar em pânico. Assim, você consegue cuidar, também, da sua saúde mental.

Como manter a saúde mental na quarentena?

Realmente, essa não é uma tarefa fácil, porém importante. Por meio de práticas simples, é possível preservar a saúde mental. Explicaremos melhor algumas delas, na sequência deste artigo. Confira!

Faça atividades que relaxem

São várias as atividades que podem ser feitas justamente com essa intenção.

Você pode, por exemplo, aproveitar o tempo disponível para ouvir uma música que goste, fazer um curso online, ler um livro, meditar, assistir a um filme ou uma série, entre outras atividades.

Cuide do corpo

Outra ótima ideia a ser feita nesse momento é cuidar do seu próprio corpo.

Várias atividades podem ser feitas com essa intenção, como praticar exercícios físicos em casa e ter uma alimentação balanceada (com carboidratos, proteínas, sais minerais, lipídios e vitaminas).

Além disso, é muito importante evitar o excesso de álcool e drogas, pois ambos contribuem para a redução da imunidade.

Evite o excesso de informação

Outro hábito importante é evitar o excesso de informação, especialmente sobre o novo Coronavírus. Dessa forma, é possível evitar crises de ansiedade e angústia.

Além disso, não é segredo que há informações falsas circulando na internet. Assim, há o risco de se perder ou ter reduzida a capacidade de discernimento, o que prejudica o relaxamento e pode deixá-lo mais tenso.

A pandemia do novo Coronavírus é grave e todos os cuidados devem ser tomados. No entanto, essa situação é passageira e, após esse período atípico, você terá uma vida normal.

Neste momento, é importante fazer atividades que relaxem, cuidar do corpo e evitar o excesso de informação. Dessa forma, será possível manter a sua saúde mental.

Este post sobre o novo Coronavírus no Brasil foi útil para você? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e permita que eles tenha mais conhecimento em relação a esse assunto!

Escrito por Academia Nadarte