consequências da obesidade

Manter uma rotina saudável não é fácil. Afinal, muitas vezes, as obrigações e as responsabilidades no ambiente de trabalho acabam sendo priorizadas.

A falta de tempo resulta em uma rotina com poucas atividades físicas e uma alimentação nada saudável. Dessa forma, o cenário está desenhado para problemas como a obesidade.

Apesar da necessidade da dedicação e do sucesso profissional, é de extrema importância que você se cuide para evitar, por exemplo, as consequências da obesidade.

Que tal, então, conhecer um pouco mais sobre os problemas que podem aparecer em decorrência do excesso de peso e, é claro, o que fazer para evitá-los?

Continue a leitura deste artigo para saber como é possível manter uma vida saudável, não por conta da busca pelo “corpo ideal”, mas sim por mais saúde em seu dia a dia. Confira!

Quais são as principais consequências da obesidade?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 20% da população brasileira pode ser considerada obesa. Que tal saber quais são as consequências da obesidade?

Função cardíaca deteriorada

O sobrepeso acaba sobrecarregando todo o seu organismo. As funções cardíacas são, sem dúvidas, as mais prejudicadas em indivíduos que não se cuidam corretamente.

Hipertensão e acidente vascular cerebral

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia mostram que 70% das pessoas obesas possuem problemas de hipertensão. Os AVCs (Acidente Vascular Cerebral) também são muito comuns.

Diabetes com início na vida adulta

A Diabetes tipo 2 é mais facilmente desenvolvida por conta do excesso de peso, e a obesidade é considerada pela Sociedade Brasileira de Diabetes o fator principal.

Doença renal

Um estudo da Brazilian Society of Nephrology mostra que o excesso de peso pode prejudicar os rins e, como consequência, aumentar o risco do surgimento de doença renal crônica.

Quais práticas adotar para evitar a obesidade?

Os tópicos acima não são animadores, certo? Eles precisam, portanto, ser utilizados como forma de incentivo para que você comece a modificar certos hábitos.

A boa notícia é que isso é possível de ser feito mesmo em casos mais graves. O primeiro passo é adotar uma dieta saudável, com alimentos mais naturais nas suas refeições.

Além disso, é preciso procurar por atividades físicas que possam ser encaixadas no seu dia a dia. A prática de exercícios é fundamental na luta contra a obesidade, criando uma rotina mais saudável para todo o organismo.

Como vimos, as consequências da obesidade são muitas e devem acender um sinal de alerta para qualquer pessoa que não tenha dado a devida atenção ao funcionamento do seu corpo.

A boa notícia é que é possível combatê-la com ações simples, que geram prazer e que são fáceis de encaixar mesmo nas rotinas de trabalho mais corridas.

Agora que você já sabe quais são as consequências da obesidade e quais práticas podem ser adotadas para evitá-la, que tal dar mais um passo para uma vida mais saudável?

Entre em contato conosco, conheça as opções de atividades físicas que oferecemos em nossa academia e comece a modificar a sua rotina e a sua saúde!

Escrito por Academia Nadarte