Em pouco tempo de treino, iniciantes na natação podem notar que ela está entre os exercícios mais completos que existem. O esporte é ideal para quem busca mais saúde (física e mental) e um bom condicionamento físico.
Um exercício que explora o corpo por completo, no entanto, pode parecer complexo para quem está começando.
A boa notícia é que os recém-chegados nas piscinas podem ficar despreocupados. No post de hoje, vamos oferecer cinco ótimas dicas para começar muito bem dentro d’água! Vamos lá?
1. Acorde o seu corpo antes de nadar
Pouco antes de cair na água para uma aula de natação, é preciso fazer com que seu corpo desperte para a atividade.
É recomendável passar um tempo fazendo alongamentos e movimentos dinâmicos para ativar os músculos e iniciar bem a sessão. Essa é a forma ideal de evitar pequenas lesões e desconfortos durante a aula, como as câimbras.
Diversifique o alongamento entre os superiores e os inferiores, explorando bem os ângulos, e só parta para a piscina devidamente preparado.
2. Escolha bem os equipamentos
Sunga, maiô, óculos, palmares, pranchinhas: na natação, os equipamentos devem trabalhar ao seu favor.
Por sinal, eles só fazem parte do processo de aprendizado para facilitar a vida dos iniciantes.
A primeira lição sobre equipamentos é escolher aqueles que te deixam mais confortável. A última coisa que você precisa são óculos que não vedam direito ou uma sunga ou maiô no tamanho errado.
3. Nade com regularidade
A evolução vem com a prática.
Como em qualquer outra atividade, iniciantes na natação precisam ter consciência de que a melhora das técnicas virá com disciplina e regularidade nas aulas.
Um grande hiato pode atrapalhar o crescimento pessoal nas piscinas, forçando uma volta para lições já ultrapassadas.
Siga o plano de treinos do seu professor e evite faltas por motivos fúteis. A natação deve ser uma atividade prazerosa e regular.
4. Encontre uma academia com a metodologia correta
Na natação, uma metodologia de desenvolvimento exclusiva faz toda a diferença. É preciso entender a fundo os pontos fortes e fracos de cada um para garantir a evolução.
Um crescimento gradual e constante é a melhor opção. A técnica de nado passa pelo equilíbrio entre os movimentos.
São braçadas, pernadas, respiração, posicionamento da cabeça, viradas, entre outros aspectos que são trabalhados para melhorar a experiência dentro da água.
É essencial que os iniciantes na natação saibam que este esporte é uma ótima forma de crescer pessoalmente. Você amplia seus horizontes de conhecimento sobre si mesmo enquanto condiciona o corpo e se mantém em forma para o que der e vier.
Até os dias atuais, a natação segue como uma atividade subestimada. Muitos mal sabem como é satisfatório fazer uma boa aula. Ou seja, para quem busca um exercício completo e que tem o bem-estar como recompensa, a natação é a escolha ideal.
Agora, se você ficou curioso com todas estas dicas para iniciantes na natação, vai curtir demais esse nosso artigo! Nele, é possível entender como escolher a melhor academia e começar a praticar natação da melhor maneira para você. Até lá!