Uma das maiores preocupações de quem quer manter um corpo saudável e bonito é como perder gordura sem perder massa muscular.
Para alcançar esse objetivo não existe fórmula mágica, o ideal é juntar uma alimentação balanceada e saudável com exercícios físicos adequados.
Entre as diversas atividades físicas disponíveis, algumas são mais apropriadas para a queima de gordura corporal aliada à manutenção da massa magra.
Por isso, é interessante saber mais sobre elas para ajudar a escolher qual é a mais indicada para o seu caso.
Para lhe ajudar, vamos listar aqui os 3 tipos de exercícios mais eficazes para perder gordura sem comprometer os músculos. Vamos começar?
1. Treinos compostos
Entre os treinos que misturam atividades aeróbicas e anaeróbicas, o funcional se destaca, pois trabalha todos os grupos musculares desenvolvendo força, agilidade, resistência, flexibilidade e equilíbrio.
Além disso, esse treino gasta cerca de 800 calorias por hora de aula, exigindo muito da capacidade cardiorrespiratória.
Sendo assim, ele auxilia na queima de gordura e fortalecimento dos músculos.
Ele utiliza os movimentos naturais do ser humano, como correr, agachar, pular, puxar e empurrar e o peso do próprio corpo para a realização dos exercícios.
Também é possível usar acessórios simples como bolas, bastões e aros, assim como alguns mais específicos como os kettlebells e o bosu.
2. Treinos aeróbicos
Os exercícios aeróbicos são relacionados ao movimento e à utilização de oxigênio para a sua execução.
Eles têm longa duração e atividades mais dinâmicas, trabalhando intensamente a capacidade cardiorrespiratória.
Para potencializar a queima de gordura é interessante que a frequência cardíaca esteja entre 60% a 75% da máxima, que varia conforme a idade.
Nessa intensidade, o organismo passa a consumir a gordura como combustível, auxiliando na redução do percentual de gordura corporal.
O spinning é um ótimo exemplo de treino aeróbico em que os exercícios são feitos na bicicleta ergométrica.
Com alto gasto calórico, por volta de 600 calorias por hora, ele é uma das atividades aeróbicas mais completas e é ideal para a perda de peso.
3. Treinos de até 45 minutos
Esses treinos têm o objetivo de exigir o limite da capacidade do corpo de realizar os exercícios e, por isso, têm menor duração que os outros, variando entre 20 a 45 minutos de atividades físicas intensas.
Dessa maneira, o corpo adquire maior resistência e condicionamento físico, além da queima de gordura para servir de combustível para o corpo, e a tonificação muscular.
Como exemplo, podemos citar a running class, uma aula intensiva de corrida com duração de 45 minutos em que as esteiras têm variações de inclinações e velocidades, aumentando o trabalho cardiorrespiratório, a perda de gordura e o condicionamento físico.
Vale lembrar que uma dieta restritiva, de baixas calorias e pobre em nutrientes faz com que haja a degradação muscular, ou seja, você pode até perder gordura, mas também vai diminuir a sua quantidade de massa magra, o que não é desejável para uma boa saúde.
Assim, para perder gordura sem perder massa muscular, além dos exercícios físicos apropriados, deve-se seguir uma alimentação saudável e balanceada a fim de manter a saúde e a integridade dos músculos.
Essa combinação é valiosa para conquistar os resultados desejados.
Gostou das nossas dicas de exercícios? Então compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!