A prática de alguma atividade física é essencial para manter a nossa saúde em dia. Mas, com a rotina corrida, é normal bater aquela preguiça. E fica a pergunta: como ter vontade de ir à academia?

O dia a dia nos cansa e é comum acabarmos abrindo mão de fazer certas coisas — como o exercício físico. Mas não é uma escolha saudável, e existem meios para evitar que isso aconteça!

Quer saber como? Neste texto, vamos mostrar cinco dicas para conseguir manter o foco e a motivação para a atividade física. Continue com a leitura e aprenda!

1. Identifique o seu propósito

Você sabe qual é o seu objetivo? Emagrecer, ganhar massa magra, manter a saúde em dia, ou tudo isso? Essa é uma das dicas de ouro de como ter vontade de ir à academia: descobrir o que quer.

Quando você começa sem um incentivo, é muito mais fácil ficar desmotivado. Por isso, antes de qualquer coisa, descubra o que quer. Depois, vá atrás do exercício físico que ajudará a desenvolver esse propósito.

2. Procure traçar metas

Agora que já sabe qual é o seu propósito, é importante entender até onde quer chegar. Uma excelente dica para ajudar a motivação diária na prática de exercícios é traçar metas.

Comece fazendo planos em curto prazo, como objetivos semanais. Coloque em sua mente que, na primeira semana, não vai faltar nenhum dia ao treino, por exemplo.

A partir do momento que conseguir alcançar essas metas, é importante que você se dê recompensas. Isso vai servir como uma forma de incentivo para traçar novos objetivos. Experimente!

3. Escolha o que dá prazer a você

Uma das coisas que mais desmotiva a pessoa na prática de exercícios físicos é fazer o que não gosta. Faça aquilo que lhe dá prazer para levantar da cama sem preguiça nenhuma!

Para encontrar o exercício ideal, faça uma lista das atividades que têm interesse e aproveite para testá-las em aulas experimentais. Só assim você vai encontrar aquela que mais lhe agrada.

4. Atente-se na escolha da academia

Essa é uma dica muito valiosa sobre como ter vontade de ir à academia. Afinal, se buscamos qualidade de vida, como não nos importamos com aquilo que é oferecido na atividade física?

Antes de escolher o local, é importante conhecer e ver o que eles estão disponibilizando. Busque referências, converse com pessoas que já estão matriculadas e veja se realmente vale a pena iniciar sua jornada lá.

5. Conheça os seus limites

Fazer atividade física demanda um conhecimento do seu corpo e dos seus limites. Por isso, fique atento a qualquer sinal.

Sentiu dor além do normal? Converse com o professor de educação física responsável. É comum sentir-se cansado com algum exercício, mas não ter aquela sensação de “quase morte”.

Sentiu que está no seu limite? Descanse! Respeite o seu corpo e a sua mente. Ir além das suas possibilidades pode trazer consequências como lesões e fazer você desistir mais rápido do treino.

Neste texto, buscamos mostrar dicas para descobrir como ter vontade de ir à academia. Afinal, o exercício é essencial para manter a saúde mental e física em dia.

A escolha do local é fundamental. Portanto, busque ter uma identificação com a academia, pois isso influencia a sua motivação e o foco. E, para não enjoar, invista naquelas que oferecem diferentes modalidades.

Agora que você já sabe como ter vontade de ir à academia, entre em contato conosco. Aqui, oferecemos mais que exercícios — qualidade de vida!

Escrito por Academia Nadarte