dicas para uma alimentação mais saudável

O período de isolamento social por conta da pandemia da COVID-19 modificou a rotina de muita gente, certo? Um dos desafios é saber como ter uma alimentação mais saudável dentro de casa.

O lado bom da quarentena, porém, é justamente ter mais tempo livre para cuidar do seu bem-estar e garantir uma rotina mais saudável. No entanto, além dos exercícios, a alimentação é fundamental.

Por outro lado, o sedentarismo e a ansiedade aumentaram durante esse período. Esses são problemas que podem afetar diretamente o apetite ou, pior, a qualidade do que você está ingerindo durante o dia.

Dessa forma, é fundamental encontrar maneiras de otimizar a sua rotina e aderir a uma dieta mais balanceada. Que tal, então, conhecer algumas dicas que separamos sobre o assunto? Confira!

Quais são as 3 dicas de como ter uma alimentação saudável?

O que fazer, na prática, para ter uma alimentação saudável mesmo durante o período de quarentena? Listamos as 3 melhores dicas para você continuar investindo na sua saúde. Confira!

1. Faça as suas próprias refeições e diga não ao delivery

Uma das vantagens do maior tempo livre é poder preparar as suas próprias refeições. Sem a necessidade de correr para pegar o metrô ou o risco de se atrasar para o trabalho, esse tempo pode ser útil.

Por isso, comece a investir parte das suas horas ao longo do dia na cozinha. Compre os alimentos e tente fazer algumas receitas, das mais simples até as mais elaboradas, de acordo com o seu nível.

O importante é não criar o hábito de pedir tudo por delivery. Assim, você assegura uma alimentação mais saudável, menos gordurosa e com apenas o que vai ser bom para a sua saúde.

2. Tenha horários certos para comer

Um hábito que você deve criar, porém, é a definição dos horários certos para comer. Essa é uma maneira de acostumar o seu corpo com a quantidade de alimentos adequada para você.

Dessa forma, é mais fácil não pular refeições, por exemplo. Tudo isso colabora para uma rotina mais saudável. Afinal, não basta se alimentar bem, é preciso comer na quantidade certa.

3. Substitua alimentos por outros equivalentes e mais saudáveis

Alguns alimentos devem ser evitados em qualquer dieta, certo? Mas, na rotina corrida do dia a dia de trabalho, nem sempre é fácil tirá-los da sua geladeira ou dos armários. Em casa, é muito mais fácil.

Fique de olho no que está comendo e procure substituir por equivalentes mais saudáveis. O arroz, por exemplo, pode dar lugar para o arroz integral, assim como as massas.

Qual é o impacto de uma alimentação saudável?

Ter uma alimentação consciente é uma prática importante para uma rotina mais saudável. Por mais que os exercícios físicos sejam essenciais, não podem ficar isolados no seu dia a dia.

Por isso, seguir algumas das dicas acima para se alimentar melhor pode ser o caminho mais adequado para alcançar os seus objetivos. Além disso, você vai se sentir muito bem.

Com mais disposição para trabalhar, para se exercitar e para realizar atividades prazerosas, o seu corpo passa a responder de forma muito melhor. Ademais, os benefícios também valem para a sua mente!

Saber como ter uma alimentação saudável é o primeiro passo para conseguir alcançar os seus objetivos. Independentemente de quais sejam eles, uma dieta balanceada é essencial.

Agora que você já sabe como ter uma alimentação mais saudável, que tal ficar por dentro de outras dicas para o seu bem-estar? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este!

Escrito por Academia Nadarte