Você se matriculou na academia e estava empolgado para treinar. Porém, de repente, tudo começou a dar errado. Sabia que você pode estar impedindo o seu próprio progresso?
Neste texto, vamos ensinar como parar de se sabotar. Vamos explicar como, consciente ou inconscientemente, você se prejudica, além de mostrar como identificar o problema.
Preparado para retomar o ritmo dos treinos e dar adeus à sabotagem que atrasa sua vida? Então, continue a leitura e confira as nossas dicas!
O que é autossabotagem?
Sabe quando você começa a arrumar desculpas para não fazer determinada coisa, por mais que ela seja boa ou que vá trazer benefícios a sua vida?
Isso se chama autossabotagem: quando criamos empecilhos ou problemas para não atingir um determinado objetivo.
É como se você não se achasse merecedor daquele bem e, por isso, começa a adiar o seu projeto, treino e tudo aquilo que tinha planejado.
Como parar de se sabotar?
O fim da autossabotagem começa quando você identifica o problema e o contorna com dicas simples. Veja!
1. Identifique a fonte da sabotagem
O primeiro passo para resolver o problema é identificar a fonte da sua sabotagem. Por que não está indo à academia como queria? Por que não está realizando o treino proposto?
Começou a comparar sua evolução com a de outra pessoa e se frustrou? Achou que não conseguiria atingir o objetivo e parou de tentar? Teve pensamentos negativos ou de fracasso quanto à prática, ou meta?
Se respondeu sim para alguma dessas questões, está na hora de lembrar quem você é, por que quis treinar e o que pretendia com a prática.
Tente fazer uma memória positiva do início do planejamento. Se preciso, coloque em um papel por que começou, o que pretende e por que merece chegar lá.
Quando se sentir desmotivado, leia o que escreveu e busque forças em suas próprias palavras para romper o ciclo negativo e de sabotagem.
2. Estabeleça metas
Além de relembrar, de forma positiva, os motivos que o fizeram começar a treinar, estabeleça metas simples, realizáveis a curto prazo, com alguns desafios e que vão ajudar a não desistir.
Pode ser ir à academia três vezes por semana, fazer toda a rotina de treino sem pular nenhum exercício ou aumentar a velocidade, ou distância na esteira.
Vale também estabelecer uma meta para perda de peso, se for o caso, mas nada de 10 kg em um mês. Vá devagar, seja realista e fique feliz quando atingir sua meta ficando apto a novos desafios!
3. Não postergue
Uma das portas da sabotagem é a postergação, a procrastinação, quando você começa a enrolar para não fazer determinada coisa.
Se é dia de ir para a academia, nada de pensar demais: coloque a roupa e vá. Se é dia de treino mais pesado e começou a bater aquela preguiça, nada de parar ou chamar alguém para conversar — mantenha o foco!
Neste post, vimos como parar de se sabotar pode ser simples, mas precisa de um ingrediente fundamental: honestidade. Seja honesto ao estabelecer as suas metas, para não desanimar durante o percurso.
Anote em um papel os motivos pelos quais começou a treinar, estabeleça metas simples e não desista. Lembre-se de que os treinos, inclusive, melhoram a saúde mental.
Agora que você já sabe como parar de se sabotar, aproveite para seguir a nossa página no Facebook!