como-escolher-personal-trainer

Escolher o personal trainer que se encaixe ao seu perfil é uma das melhores maneiras de encurtar o espaço de tempo até seus objetivos.

Para quem não sabe, o personal trainer é o profissional capacitado e qualificado a montar treinamentos completamente individualizados e personalizados as suas necessidades.

Entretanto, não basta simplesmente contratar qualquer personal e esperar os melhores resultados. Muitas vezes é preciso encontrar aquele que chega mais próximo do seu perfil.

Neste post, falaremos mais sobre este importante tema e como você pode fazer sua escolha de forma segura. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Como escolher e avaliar um personal trainer

O primeiro passo para avaliar um personal trainer está em uma simples conversa. O ideal é sempre tentar tirar suas dúvidas sobre sua atividade física ou metas a serem atingidas.

Com isso, você começa a ter mais informações sobre a qualificação do profissional, além de ter uma ideia mais aprofundada sobre o conhecimento aplicado deste treinador.

Outra dica importante é estar atento para a qualidade do atendimento. Verifique se ele responde suas perguntas com atenção e se ele está disposto a passar informações importantes.

Saiba que os melhores treinadores estão sempre buscando educar seus clientes. Isso faz com que eles evoluam e entendam melhor os métodos de treinamento.

E, falando em métodos, veja qual é a forma de trabalhar do personal. Tente visualizar como é o treino de outras pessoas e procure perguntar sobre a escolha de exercícios.

Algumas pessoas preferem treinos funcionais, enquanto outras optam por máquinas e aparelhos para conseguirem dar um estímulo apropriado ao seu corpo.

Não se esqueça que também existe a possibilidade de treino com pesos livres ou até mesmo com a calistenia — aqui, também é importante observar o conhecimento do treinador.

Sempre busque o profissional mais alinhado com a sua forma preferida de treinar. Não tente se adaptar a métodos que não correspondem bem ao seu bem-estar e a sua constância de treino.

Isso é ainda mais importante para aqueles que estão em busca de maior performance, seja em um esporte, ou puramente por lazer.

Na dúvida, sempre opte por quem já trilhou o caminho que você deseja seguir. Muitas vezes, somente a teoria não é o suficiente para trazer bons resultados práticos.

Informe sobre suas metas e como você pode mensurar seus resultados

Normalmente, todas as pessoas que buscam por um personal trainer apresentam uma meta clara em mente.

Seja ganhar massa muscular, emagrecer ou melhorar o condicionamento físico. Porém é sempre importante deixar claro quais são os resultados que você busca.

Sem isso, fica praticamente impossível ter um programa de treinamento adequado que seja capaz de corresponder — pelo menos parcialmente — com seus objetivos.

Por isso, não deixe de informar seu futuro personal sobre seus desejos e veja principalmente se eles são compatíveis com a realidade.

Também pergunte se o profissional realiza avaliações físicas e mensura seus resultados de maneira constante ao longo de todo o programa de treinamento.

Afinal, tudo isso fará com que você entenda em níveis quantitativos a sua evolução. Ao mesmo tempo que é extremamente importante para manter a motivação e até mesmo a confiança.

Não se esqueça que sua alimentação também tem um papel extremamente importante na sua transformação corporal. Neste aspecto, um personal não poderá ajudá-lo.

Veja disponibilidade de horários e o suporte prestado

Por fim, não deixe de verificar a disponibilidade de horários e não se esqueça de perguntar se a flexibilidade é possível durante a semana.

Aproveite também para saber mais sobre o suporte prestado durante os treinos. Procure observar se o profissional está atento e preocupado com sua forma de execução.

Realizar exercícios de forma equivocada pode gerar lesões graves, o que pode comprometer seriamente sua saúde.

Fora isso, é importante ter uma periodização de treino adequada para não treinar somente com alta intensidade durante todo o tempo.

Seguindo todas essas dicas, temos certeza que você encontrará um excelente profissional.

Gostou do post sobre como escolher o personal trainer adequado para seu perfil? Clique aqui e veja mais sobre os profissionais disponíveis na nossa academia — você não vai se arrepender!

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte