Interessado em saber como começar a praticar atividade física? Quais são as melhores atividades, assim como dicas para não desistir e ter sucesso? Então, você veio ao post certo!
Neste texto, vamos elaborar o passo a passo para você, que quer dar adeus ao sedentarismo, começar algum tipo de treino — mas sem sustos, com todos os cuidados e curtindo a ideia cada vez mais.
Interessado em mexer o corpinho e investir na sua saúde? Então, continue a leitura, anote tudo e coloque em prática já!
A importância de praticar exercícios
Para além de ajudar na forma física e proporcionar uma nova silhueta, os exercícios físicos feitos com regularidade influenciam em uma série de outros fatores no corpo.
Eles ajudam no metabolismo, na produção de uma série de hormônios — inclusive na serotonina, o hormônio do bem-estar —, e na renovação de tecidos e células.
Essa “forcinha” vinda das atividades físicas afasta a incidência de várias doenças, como as que atingem o coração, o diabetes e as derivadas do estresse, além de melhorar a qualidade do sono. Ou seja, é um convite irresistível para começar a se mexer agora mesmo!
Saiba como começar a praticar atividade física
Agora que você já sabe por que é tão importante se exercitar com regularidade, veja algumas dicas de como começar a praticar atividade física!
Invista em algo de que goste
Para obter os benefícios listados acima, você não precisa virar marombeiro — só se quiser. É possível ter uma melhora significativa de vida fazendo qualquer atividade física que goste, desde que tenha regularidade, para seu corpo se acostumar com isso e entender que pode produzir hormônios e benefícios sempre.
Assim, vale investir em dança, caminhada, tênis, natação, pedalada ou na boa e velha academia — desde que seja algo que goste e que não vá fazer com que você desista em duas semanas.
Crie metas
E se, mesmo fazendo algo que goste, bater aquela preguiça — uma vontade de não ir ao treino e desistir? Nesse caso, temos uma tática que pode funcionar e manter a sua vida de atleta: metas.
Crie metas durante a sua atividade e se recompense por elas. Os desafios podem ser simples: meia hora de corrida vale uma ida ao cinema, três vezes de atividade por semana vale uma roupinha nova, ou algo do tipo.
O importante é que você se sinta desafiado a ir, siga nos treinos e fique feliz ao obter recompensas dos dois lados: nos treinos e na vida.
Treine com alguém
Se, ainda assim, ficar difícil manter uma regularidade nos treinos, que tal buscar uma companhia para ajudar a te estimular nos dias mais difíceis?
Escolha alguém que se comprometa, que te arraste de casa e mantenha você no foco. Vale convocar a amiga, o parceiro, a mãe, o filho — só não vale deixar a sua companhia na mão!
Comece devagar
É normal começar empolgado e dar uma exagerada nos exercícios. Por isso, vá com calma para não se machucar, nem criar lesões no seu corpo — que está saindo de um estado sedentário e se adaptando. Se precisar, peça ajuda a um profissional de educação física para orientá-lo nesse momento inicial.
Como vimos, saber como começar a praticar atividade física é simples e vale muito a pena. Pode ser a atividade que você mais gosta, como dança, natação ou corrida, desde que tenha regularidade — pelo menos, três vezes por semana para quem está iniciando. Assim, o seu corpo vai entrar em forma, melhorar o seu funcionamento e afastar uma série de doenças.
Agora que você já sabe tudo sobre exercícios físicos para quem está começando, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!