A atividade mais democrática de todas — assim pode ser descrita a caminhada. Basta um pouco de disposição, um par de tênis e você pode se exercitar a qualquer hora, em qualquer idade e pelo tempo que conseguir.
Pensando nisso, elaboramos um miniguia sobre os benefícios de fazer caminhada para animar ainda mais o atleta que existe em você.
Vamos falar sobre a melhora da circulação, além de como a caminhada previne doenças e melhora a qualidade do sono, fortalecendo seus músculos e muito mais.
Preparado para saber mais e se apaixonar por essa atividade? Então, continue a leitura e comece a caminhar agora mesmo!
1. Melhora o corpo e a mente
Quantas vezes você já utilizou a desculpa de não poder fazer determinada atividade física porque ela causava muito impacto no seu corpo, demandava muito tempo ou investimento?
Com a caminhada, todas essas desculpas ficam para trás. Além de trazer benefícios para o seu corpo, ela também impacta na saúde mental, com a liberação de endorfinas e dopaminas.
Aliás, essas substâncias são responsáveis pelos processos de cognição, humor, compensação e prazer, sendo fortes aliadas para combater quadros de depressão.
2. Influencia na circulação
O exercício físico — mesmo de baixo impacto, como a caminhada — influencia na circulação sanguínea, fazendo com que ela flua melhor.
Da mesma forma, isso acarreta em uma diminuição da pressão nos vasos e, consequentemente, melhora todo o sistema cardiovascular, fortalecendo, inclusive, o coração.
Ou seja, se você tem problemas de pressão arterial, comece a caminhar agora mesmo! Utilize essa prática para prevenir derrames e infartos.
3. Previne doenças
Além de bem-estar para o cérebro e coração, a caminhada traz outros benefícios para o corpo no que diz respeito a prevenção de doenças.
Com a caminhada e os estímulos elétricos nos ossos proporcionados por ela, você afasta o risco de osteoporose.
Inclusive, a liberação de dopamina e endorfinas durante o exercício físico afasta a depressão e melhora a autoestima e o humor.
A caminhada também tem um efeito antienvelhecimento no cérebro e evita problemas de memória e atenção.
Além disso, ela também influencia na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina, e proporciona mais disposição e menos sonolência e letargia.
4. Fortalece os músculos e emagrece
Além dos benefícios para o corpo, ela influencia na questão estética para quem está de olho nesse setor.
Do mesmo jeito que a caminhada tem impacto sobre os ossos, fortalecendo-os, a mesma lógica se impõe sobre os músculos: quanto mais estímulo, maior desenvolvimento e mais capacidade de produzir força.
Da mesma forma, ter músculos mais fortes significa que há menos gordura ao seu redor. O que nos leva ainda ao benefício do emagrecimento.
Ademais, o exercício leva a uma perda calórica, que acarreta na queima de gordura localizada e ao consequente emagrecimento.
Ela também acelera o metabolismo por causa do aumento na circulação sanguínea, respiração e atividade muscular. Ou seja, caminhar é tudo de bom!
Como vimos, os benefícios de fazer caminhada são inúmeros e refletem em várias partes do corpo: física, psicológica e estética.
Se você ficou interessado em começar a prática, saiba que o ideal é realizá-la três vezes por semana, por pelo menos 20 minutos, e aumentar o ritmo à medida que for se acostumando com o exercício.
Por fim, escolha um tênis com a parte do calcanhar um pouco mais alta para ajudar a amortecer o impacto da pisada e procure caminhar sempre com uma postura ereta e com as mãos soltas.
Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios da caminhada, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!