aula de jump

Se o seu objetivo é queimar calorias, definir a musculatura e participar de um treino em grupo animado, saiba que uma aula de jump pode ser a opção ideal.

Essa modalidade — na qual o aluno utiliza uma lona elástica para realizar exercícios de alto impacto — virou unanimidade nas academias do mundo todo e tem o objetivo de unir tonificação muscular e diversão.

As aulas de jump abrangem uma série de movimentos e coreografias diversificadas, com diferentes intensidades, guiadas por um profissional.

Esse tipo de exercício aeróbico e dinâmico é embalado ao som de músicas animadas, o que ajuda a deixá-lo atrativo e intenso ao mesmo tempo.

Como já é possível imaginar, essa poderosa combinação resulta em diversos benefícios para o corpo.

Trouxemos, neste post, os 4 principais proveitos que você pode tirar de uma aula de jump. Confira!

Principais benefícios das aulas de jump

1. Eleva o gasto calórico

Esse é um dos maiores atrativos do jump. Por ser bastante intenso, ele pode gerar um gasto de 400 a 900 calorias em uma aula de 50 minutos — é claro que essa quantia depende da intensidade dos movimentos.

Porém, quanto mais familiarizado com o exercício, melhor o aluno consegue trabalhar as sequências dos movimentos e, consequentemente, maior é o gasto calórico.

Além da perda de medidas, o aluno também nota a redução da gordura localizada e da celulite.

2. Melhora a capacidade cardiovascular

Por ser um exercício aeróbico, o jump contribui para que os sistemas respiratório e cardiovascular trabalhem da maneira correta, transportando sangue e oxigênio nas quantidades ideais para o coração e para o corpo todo.

Conforme ocorre a melhora da capacidade cardiovascular, os músculos em atividade também passam a receber mais oxigênio e levam mais tempo para atingir o ponto de fadiga.

3. Trabalha a coordenação motora

Por mais simples que seja a exigência motora para a prática de jump, é preciso ter muita concentração para a realização dos movimentos.

Além disso, como ele é realizado com uma cama elástica, a postura deve ser correta para estimular o equilíbrio corporal.

Como o jump tem características de treinamento funcional, os músculos estabilizadores do corpo — abdômen e lombar — passam a ser ativados com força.

Com isso, quanto mais você pratica os exercícios, mais você desenvolve e aperfeiçoa o seu equilíbrio.

4. Aumenta a resistência e tonifica os músculos

Com a frequente participação nas aulas de jump, o aluno sente um aumento considerável da resistência e do condicionamento físico devido ao emprego mais eficiente do oxigênio no corpo.

Isso possibilita a realização de outras atividades físicas, incluindo a prática daquelas mais intensas e de maior duração — como a corrida, por exemplo.

O jump também trabalha e fortalece todos os músculos inferiores de maneira acentuada: quadríceps, parte posterior da coxa, panturrilha e glúteos.

A prática constante deixa esses músculos mais resistentes e fortes graças ao esforço exigido nessa região.

Conforme o aluno ganha mais força, maior é a intensidade com a qual ele se impulsiona, portanto, maior é a queima calórica.

guia completo sobre alongamento

Dicas e cuidados necessários

Como em todo exercício, é preciso ter alguns cuidados para que a prática da atividade não vire um transtorno.

As aulas de jump têm bastante impacto e, por isso, elas não são recomendadas para pessoas com problemas na coluna, no quadril, nos tornozelos ou nos joelhos.

Indivíduos com labirintite, cardiopatas e gestantes também devem evitar essas aulas.

Uma avaliação médica é indispensável para ter certeza de que o jump (ou qualquer outro exercício) é uma boa escolha para você.

Além disso, deve-se sempre seguir as instruções do professor — principalmente aquelas relacionadas à postura — e repetir os movimentos indicados para não prejudicar as articulações.

Como você viu, uma boa aula de jump é o exercício perfeito para que qualquer pessoa emagreça com diversão enquanto aumenta a interação social e tonifica a musculatura.

Agora que você conhece os principais benefícios da modalidade, dê uma chance a esse exercício na sua academia de confiança!

Gostou deste post? Aproveite para assinar a nossa newsletter! Assim você recebe em primeira mão nossos melhores conteúdos e informações!

Escrito por Academia Nadarte