alimentos que devem ser evitados

Todos nós sabemos que existem alguns alimentos que devem ser evitados, não é verdade? Porém, apesar das recomendações, dificilmente seguimos as restrições por conta do sabor ou, até mesmo, pela preferência pessoal.

Apesar disso, devemos sempre mencionar que, para ter uma vida realmente equilibrada e saudável, é preciso ter controle da alimentação. Somente com uma nutrição adequada conseguimos melhorar nossa qualidade de vida e afastar o adoecimento.

Contudo, isso não significa dizer que você não pode mais se alimentar com o que gosta. A chave para o sucesso é a moderação e o controle emocional para não cair nas mesmas tentações que podem causar o ganho de peso ou até mesmo problemas mais sérios na sua saúde.

Abaixo, falaremos mais sobre os 3 alimentos que devem ser evitados por quem deseja alcançar o equilíbrio! Pronto para saber mais? Continue sua leitura!

1. Alimentos enlatados

Os alimentos enlatados são extremamente prejudiciais para saúde. Normalmente, eles apresentam alto teor de sódio e são os mais propensos a absorver os materiais químicos que compõem seu recipiente de armazenamento, que é a própria lata.

Ao longo dos anos, foi descoberto que o bisfenol A — uma das principais substâncias na confecção das latas e de algumas embalagens plásticas — pode trazer vários malefícios para saúde, incluindo a desregulamentação hormonal. Isso faz com que o ganho de peso seja mais fácil de acontecer, além de potencializar outros problemas cardiovasculares.

Outro problema dos alimentos enlatados é a possibilidade de encontrar metais pesados, como o mercúrio. As latas de atum, por exemplo, podem ter concentrações relativamente altas dessa substância química, o que, em longo prazo, pode provocar problemas para o sistema nervoso.

Por isso, devemos sempre ressaltar que os alimentos enlatados são prejudiciais e não devem ser sua primeira opção no mercado.

2. Alimentos processados

Os alimentos processados são todos aqueles que passam por um processo de industrialização. Durante essa etapa, conservantes são adicionados, assim como grandes quantidades de sódio e de outras substâncias para manter o sabor e aumentar a validade dos produtos.

A maioria das pessoas se alimenta desses alimentos, é bem difícil de escapar. Contudo, não podemos deixar de dizer que eles são tão danosos quanto os enlatados, principalmente se não forem consumidos moderadamente em uma dieta.

Eles promovem o ganho de peso e aumentam o risco para inúmeras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Portanto, se puder escolher, opte por produtos naturais e por aqueles que apresentam o mínimo de processamento possível. A melhor escolha é sempre a compra de produtos orgânicos, mas nem sempre eles estão disponíveis ou com preço atraente.

Um exemplo de alimento processado muito comum, são os hambúrgueres industrializados, que além de terem altíssimo teor de sódio, são repletos de conservantes e calorias. Fora isso, seu valor nutricional é baixo e bem insatisfatório.

A solução? Optar por hambúrgueres artesanais, feitos com carne moída como patinho, fraldinha e semelhantes — o sabor é melhor, assim como a qualidade da proteína. E com dica extra saiba que o mesmo vale para carboidratos: procure opções integrais e menos industrializadas possível.

3. Refrigerantes

Os refrigerantes têm má fama, mas não é por acaso. Eles são repletos de açúcar e praticamente não apresentam nenhum valor nutricional em sua composição. São viciantes e, se contarmos suas calorias, veremos que ao longo do dia eles são um dos principais causadores do aumento de peso.

A diabetes também é outra doença comumente relacionada com eles, uma vez que a ingestão constante de açúcar promove o aumento da glicose no sangue e, consequentemente, em uma necessidade maior de insulina para que esses níveis atinjam a normalidade — outros malefícios incluem a perda mineral ósseo e o alto risco para alguns tipos de câncer.

A solução é simples: buscar por sucos e outras bebidas naturais para suprir a necessidade de um acompanhamento doce. Deixe o refrigerante para ocasiões especiais ou limite sua ingestão diária para dois copos por dia.

Quanto às restrições, saiba que elas são necessárias para todas as opções da lista. Utilize o bom senso e o equilíbrio para aproveitar das melhores guloseimas, mas sempre busque ter sua saúde em primeiro lugar para atingir longevidade e para manter seu físico.

Gostou do post sobre os alimentos que devem ser evitados? Comente abaixo sua opinião sobre o tema!

Escrito por Academia Nadarte