bebidas isotônicas

Qual a função e os benefícios das bebidas isotônicas em nosso corpo? Não se preocupe! Você saberá quais são eles a seguir.

A transpiração é uma das formas de eliminar toxinas. É natural que ocorra durante o dia, principalmente durante a prática de exercícios físicos.

Há quem acredite que suar até emagrece, mas essa perda de líquidos, sem a reposição, pode gerar consequências não só à boa forma, mas também à saúde.

As bebidas isotônicas são alternativas muito convenientes para repor esse líquido perdido, além de oferecer diversos outros benefícios.

O que são as bebidas isotônicas

As bebidas isotônicas nada mais são que bebidas produzidas para auxiliar as pessoas a se reidratar durante o dia ou durante os exercícios físicos.

É indicada para apoiar na produção de energia de quem se exercita durante mais de uma hora.

Essas bebidas são compostas por alto teor de carboidratos simples, o que possibilita a transformação rápida.

Quando transpiramos, temos grande perda de minerais essenciais, como cálcio, sódio, magnésio, e potássio.

A bebida pode auxiliar nessa reposição, com eletrólitos, além de serem artificialmente adocicadas.

Devemos destacar que a contribuição dos fornecedores de glicose e frutose é superior à sacarose, e para identificar essas informações, é fundamental ler os rótulos e tabelas nutricionais.

A presença da glicose

O glicogênio contido na bebida é convertido em glicose, e pode ser armazenado no fígado e músculos. 

O benefício é justificado pela necessidade de menos oxigênio para a glicose se transformar em combustível, se comparada às proteínas e gorduras.

Tomando as bebidas isotônicas durante as atividades, você poderá recuperar os níveis de glicogênio de forma rápida, o que naturalmente poderia levar de 24 a 48 horas.

O poder da hidratação

Manter o corpo hidratado é um dos requisitos fundamentais para notar os efeitos de dietas e reeducações alimentares.

Se você está suando muito e nota inchaços e retenções de líquido, saiba que isso é um grande indício de má hidratação.

O aumento de resistência

Se o seu rendimento nos treinos e demais atividades não é mais o mesmo, saiba que você pode estar com deficiência de nutrientes. 

Após inúmeros estudos, pode-se comprovar que essas bebidas impactam direta e positivamente à resistência física, pois garantem até 25% melhor performance.

Isso justifica as garrafinhas coloridas nas mãos de atletas que necessitam de alto nível de energia.

O alívio das câimbras

Havendo deficiência eletrolítica, o sintoma mais comum são as câimbras.

Mas esse desequilíbrio ainda pode interferir negativamente na saúde dos músculos, pois, durante os treinos, eles não poderão ser contraídos da forma adequada.

Repondo os eletrolíticos, os músculos serão estimulados da forma adequada, o que é visado por quem busca hipertrofia e construção de músculos saudáveis.

A contração muscular também é beneficiada pela reposição de minerais como o potássio e magnésio.

A diminuição da fadiga

Devemos destacar que os benefícios energéticos das bebidas não se limitam apenas para contribuir com os treinos, mas pode prevenir fadigas crônicas e favorecer o desempenho em atividades do dia a dia.

Se você está com dificuldade para se concentrar ou cumprir atividades de estudo ou trabalho, esse pode ser um indicio de que você está cansado e precisando de reposição energética.

Reposição na medida certa

Se você quer melhorar seu condicionamento físico e combinar bem-estar com saúde e boa forma, a bebida isotônica pode ser uma aliada interessante, se acrescentada de forma segura à sua dieta.

Evitando super dosagens, você poderá desfrutar de seus benefícios e ainda garantir um melhor desempenho em seus compromissos diários, também fora da academia.

É importante ressaltar que essas bebidas não devem substituir a água, certo?

Gostou dessa dica e quer ficar por dentro de muitas outras? Curta nossa página no Facebook e receba muitos outros conteúdos.

Escrito por Academia Nadarte