A natação para mulheres por muitas vezes é alvo de mitos, o que faz com que muitas pessoas acabem desistindo desta fantástica atividade.
Sendo capaz de causar um grande impacto na saúde e na parte estética do seu corpo, a natação é um esporte que deve sempre ser considerado tendo em vista seus benefícios.
Neste post falaremos sobre alguns dos mitos e verdades que você precisa conhecer antes de dar as suas primeiras braçadas. Continue lendo e confira!
1. Natação alarga os ombros
Esse é talvez o mito número um que impede que as mulheres ingressem na natação. Ele tem sua origem a partir da popularização do esporte, em especial da natação olímpica feminina, onde as mulheres apresentam um corpo mais esguio com ombros e costas largas.
Essas atletas treinam desde crianças e em um ritmo que a maioria das pessoas não é capaz de manter.
Isso faz com que a musculatura ganhe um grande volume, principalmente na região das costas. Por isso, cria a sensação de que os ombros foram alargados.
Depois de adulto a sua estrutura óssea não é mais capaz de sofrer qualquer tipo de alteração. Além disso, a natação para fins recreativos não apresenta resultados semelhantes.
Apenas para fins comparativos, um atleta olímpico chega a nadar em média três horas seguidas, somente uma modalidade, com intensidades diferentes várias vezes na semana.
Como sabemos, esse não é o objetivo da maioria das mulheres que busca saúde e um corpo mais esculpido.
2. Natação gasta poucas calorias
Mito! Nadar pode sim ter um bom gasto calórico. Uma boa aula de natação deve variar na intensidade e abranger vários exercícios e estilos de nado. Isso faz com que o gasto calórico seja naturalmente mais alto do que outras atividades em que o estímulo é uniforme (como a caminhada).
A única questão importante de ser mencionada é que o gasto calórico varia de acordo com a sua composição corporal e seu esforço na atividade. Para ter uma boa aula, escolha uma boa academia de natação para iniciar seus treinos.
3. Natação não emagrece
Outro mito muito repetido é de que a natação não é capaz de gerar a perda de peso. Apesar da perda de peso ser uma questão ligeiramente complexa, uma vez que ela envolve hábitos alimentares e a composição corporal de um indivíduo, nós podemos afirmar que a natação ajuda no processo da perda de peso.
Afinal, para perder as indesejáveis gordurinhas basta queimar mais calorias do que você consome. E como a natação tem um bom gasto calórico, não há motivos para não atingir a perda de peso.
Obviamente a sua alimentação deve favorecer esse seu objetivo de queimar gordura.
4. Natação aumenta o seu condicionamento físico
Verdade! Seja você iniciante na natação ou não, tenha certeza de que seu condicionamento será melhorado assim que você começar a praticar esse esporte regularmente.
Como há o envolvimento de grandes grupamentos musculares junto a uma respiração coordenada, uma das principais mudanças que você perceberá é o aumento do seu condicionamento.
Essa melhora pode ser vista inclusive em outros esportes, como na corrida.
5. Nadar protege as articulações
Verdade! A natação é um esporte sem impacto, e isso por si só já faz com que quase qualquer pessoa possa começar a praticar.
Fora isso, há o fortalecimento muscular de várias regiões do corpo que auxilia e ajuda a proteger o bom funcionamento das suas articulações.
Para quem se preocupa com a longevidade, a natação pode ser o esporte ideal.
Se você gostou de conferir alguns mitos e verdades sobre a natação para mulheres, siga nossos perfis nas redes sociais — Facebook e Instagram — e não perca nossas atualizações!