O desempenho nas atividades físicas está ligado ao conforto, e sabemos que escolher a vestimenta de treino e tênis para academia pode se tornar um desafio, já que podemos contar com opções muito distintas.
Mesmo assim, o calçado é determinante na atuação da maioria dos esportes, sendo necessário escolher o tênis ideal para sua modalidade.
E não é diferente para quem treina em academias: a decisão por um tênis adequado é o primeiro passo para executar seus exercícios da melhor maneira possível.
Está com dúvidas na escolha de seu tênis para academia? Confira as dicas a seguir e escolha o modelo que se adapte melhor às suas necessidades:
1. Atente-se às especificidades
É natural que a nossa escolha seja determinada pelo gosto pessoal. Mas é importante que sejam avaliadas informações que vão além de cores ou modelos.
Cada pessoa possui uma pisada diferente, e as especificidades de medidas dos pés são fundamentais não só para garantir qualidade de performance, mas também para o bem-estar e preservação da saúde do usuário.
2. Escolha o modelo que mais te agrade
Coloridos, metalizados, com design diferenciado: há muitas características que podem chamar atenção à primeira vista na escolha de seu tênis para academia.
No entanto, elas não são devem ser as informações que vão nortear sua decisão.
O calçado deve ser leve, com facilidade no momento de calçar e possuir cadarços resistentes e sem sobras, para mantê-lo seguro em seus pés.
Há ainda modelos de cano alto, muito usados por atletas de fisiculturismo. O uso não é contra-indicado, mas a opção mais recomendada é de cano curto.
3. Entenda as necessidades de cada atividade
A musculação pode ser a prática mais comum em academias, mas os exercícios aeróbicos também requerem um calçado que ofereça segurança e conforto.
A seguir, você conhecerá o melhor perfil de calçado para cada exercício:
Musculação
Para proporcionar segurança durante o levantamento de pesos, o tênis deve contribuir para reduzir o impacto sobre a coluna e joelho, o que favorece também a realização correta dos movimentos.
É imprescindível que o tênis proporcione estabilidade, mas a atenção também deve ser voltada para a correção da postura.
Para musculação, o calçado deve ter o mínimo de drop possível, amortecimento com rigidez e suporte que mantenha a região do meio do pé segura e fixa.
Exercícios aeróbicos
Essas atividades são praticadas para fortalecer o sistema respiratório e cardiovascular, gerando impacto direto e multidirecional.
Entre elas, podemos destacar as mais famosas, como zumba, spinning, jump e corrida.
Por tais especificações, apenas escolhendo um bom tênis você poderá garantir resistência, tração e flexibilidade.
A ultra-sola deve ser produzida com material de alta qualidade e que resista ao desgaste e absorva os impactos.
O solado deve possuir boa aderência e um cabedal flexível, que se adapte ao movimento dos pés.
4. Considere o custo-benefício
Podemos notar que a escolha do tênis para academia não deve ser norteada pelos modelos mais em conta.
É necessária uma análise minuciosa sobre as propriedades que cada calçado pode oferecer, sendo o preço apenas um dos atributos para escolha.
Não opte pelo modelo mais barato, pois poderá acarretar consequências ao seu bem-estar, queda de rendimento nos treinos e ainda prejudicar a sua saúde, tanto a curto como a longo prazo.
E aí, o que achou de nossas dicas? Está animado para melhorar sua performance nos treinos daqui em diante?
Assine nossa newsletter e receba mais novidades relacionadas ao mundo das academias e bem-estar!