Escolher uma academia de natação pode ser desafiador para algumas pessoas que nunca praticaram o esporte.
É preciso levar em consideração a estrutura da academia, a qualificação dos professores e, principalmente, as condições da piscina em que se vai praticar a atividade.
Para que você fique despreocupado, hoje vamos tratar dos principais pontos a serem observados na hora de escolher uma academia para os seus treinos na água.
Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura!
Conheça a estrutura
Antes de mais nada, é preciso observar com cuidado a estrutura do local em que você deseja dar as suas primeiras braçadas.
Ele apresenta vestiários para ambos os sexos? Existe chuveiro perto da piscina e chuveiro dentro do vestiário? Como está todo o ambiente? É agradável? Está limpo?
Todas essas perguntas farão você avaliar com um pouco mais de cuidado as áreas que suportam a atividade na piscina.
Uma academia com vestiários precários e sem chuveiros disponíveis pode transformar o seu treino de natação em um verdadeiro incômodo. E esse, definitivamente, não é o seu objetivo.
Se você pretende colocar o seu filho na natação, observe todos esses aspectos e veja se existem câmeras e profissionais auxiliares ao redor da piscina.
Estes últimos requisitos são cada vez mais importantes à medida que o tamanho e a profundidade da piscina aumentam.
Veja as condições para treino
Agora que você já observou toda a estrutura da academia, é hora de avaliar as condições de treino que terá com a piscina do local.
Pergunte sobre a profundidade, o comprimento, se existe aquecedor (e se ele está funcionando) e também procure saber a respeito do tratamento da água.
Essas perguntas são imprescindíveis para que você perceba com clareza as condições para treino que terá no local.
Também não deixe de observar a cor da água e os materiais que são utilizados durante a aula.
Pranchas, a famosa boia “macarrão”, halteres de borracha, raias e outros equipamentos são essenciais para o desenvolvimento da sua técnica no esporte.
Por fim, observe quantos alunos costumam estar presentes em uma única aula.
A piscina com número de alunos acima do normal faz com que o seu treino seja de baixa qualidade e que o seu momento de lazer seja diminuído.
Converse com os professores da academia de natação
Após ter observado todos os pontos acima, procure conversar brevemente com o professor da atividade.
Fale sobre os seus anseios com o esporte (se você deseja competir ou não) e tire todas as suas dúvidas sobre as aulas (inclusive sobre a sua frequência).
Boas academias costumam ter campeonatos internos e um bom incentivo de competição ou de treino para os seus alunos.
Note que uma competição sadia é essencial para o bom desenvolvimento técnico e físico do esporte.
Contudo, se o seu objetivo for apenas aprender a nadar ou desenvolver maior condicionamento físico, não deixe de falar com o professor.
Os treinos para esses objetivos podem ser bem diferentes dos treinos convencionais para atletas de natação.
Com todos esses pontos em mente, você conseguirá escolher um excelente local para iniciar na natação, um ótimo exercício físico que trabalha o corpo e a mente. Desejamos a você bons treinos!
Gostou do conteúdo e está em busca de materiais semelhantes? Assine a nossa newsletter — é de graça!