Existem alguns aspectos relativos aos exercícios que merecem muita atenção, como os cuidados com as articulações, que são um bom exemplo disso.
A relevância de exercícios físicos para a nossa saúde é indiscutível. Independentemente da atividade (correr, nadar, malhar…), o importante é eliminar definitivamente os perigos da vida sedentária.
Em todo o nosso corpo, existem quase 400 junturas, sendo que algumas delas, como os joelhos, são essenciais para a nossa locomoção. Portanto, durante a prática de atividades físicas, é fundamental tomar alguns cuidados para não expor essas ligações ao risco de lesões.
Hoje, mostraremos 5 cuidados com as articulações que você deve ter ao fazer exercícios físicos. Acompanhe e garanta a sua segurança durante a prática dos seus esportes favoritos!
1. Evitar a sobrecarga durante a musculação
Fazer musculação é uma das maneiras mais eficientes que existem de fortalecer as articulações.
Todavia, isso só acontece quando os exercícios são realizados adequadamente. Caso contrário, o risco de gerar uma sobrecarga é muito grande, especialmente na coluna, nos ombros e nos joelhos.
No caso dos ombros, amplamente exigidos durante a musculação, a sobrecarga pode levá-los a sofrer lesões e, em casos mais graves, até comprometer alguns movimentos básicos permanentemente.
Já os joelhos, que constituem a articulação de sustentação do corpo e também estão sujeitos a esforços demasiados durante a musculação, podem sofrer graves traumas se forem submetidos a sobrecargas. Por isso, mesmo diante de pequenos incômodos, já é necessário avaliar as causas.
Evitar excessos durante os exercícios e fazer uma boa avaliação física são atitudes essenciais para impedir que as articulações sejam sobrecarregadas. Outra boa maneira de diminuir o desgaste das junturas é fazer uma periodização do treino.
2. Manter a postura e fazer os movimentos corretos
Manter uma boa postura e fazer todos os movimentos de maneira certa são fatores essenciais durante a prática esportiva.
Quem se exercita de maneira inadequada em relação a esses aspectos tende a desenvolver lesões e a desgastar excessivamente a musculatura e a cartilagem, o que reflete diretamente nas articulações.
E para piorar, uma das principais “vítimas” da má postura é a coluna, que acaba sendo extremamente prejudicada, podendo até mesmo sofrer lesões complexas e irreversíveis.
3. Sempre fazer aquecimento antes das atividades
Aquecer antes de se exercitar é uma das melhores maneiras de evitar lesões nas articulações e na musculatura.
O aquecimento deixa o músculo preparado para contrair mais rapidamente e faz com que as articulações sejam capazes de suportar melhor o esforço que esta por vir.
Ter esse cuidado diminui significativamente a possibilidade de torções e evita o desgaste da cartilagem.
4. Utilizar materiais adequados
Os acessórios necessários à prática de atividades físicas são de grande relevância para as articulações.
Os tênis, por exemplo, durante a corrida ou qualquer esporte que gere um desgaste maior, são cruciais para amortecer os impactos recebidos pelas junturas dos pés e dos joelhos. Isso é essencial para evitar lesões e torções durante os exercícios.
Além disso, em algumas atividades, a roupa também pode ajudar a evitar que as articulações sejam sobrecarregadas. Nesse sentido, o indicado é que sejam escolhidas peças confortáveis e que deixem o usuário se movimentar com total liberdade.
5. Manter uma alimentação saudável
Uma boa alimentação “ajuda” as articulações de duas formas. Primeiro, ela evita o sobrepeso, que gera uma sobrecarga nas junturas e eleva o desgaste.
Segundo, existem alguns alimentos funcionais, como o azeite extravirgem e algumas espécies de peixes, que fortalecem as articulações e auxiliam em sua regeneração após algum dano.
Obviamente, é impossível eliminar todos os riscos de sofrer lesões durante as atividades físicas. No entanto, tendo os cuidados com as articulações mencionados acima, você diminuirá significativamente as chances de prejudicá-las. Ou seja, ficar atento a essas precauções é fundamental para quem é adepto dos esportes.
Gostou do nosso artigo? Tiramos as suas dúvidas sobre os cuidados com as articulações ao se exercitar? Então, o post que mostra as diferenças entre alongamento e aquecimento também pode ser interessante para você!