Se você sofre de hipertensão ou de alguma doença relacionada á pressão arterial alta, preste atenção nesse post.
A pressão arterial alta ou hipertensão arterial (HTA) é considerada uma das doenças mais perigosas para o ser humano. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.
Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças e complicações como AVC, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, perda da visão, dentre outros.
5 maneiras de diminuir a sua pressão arterial
Exercite-se regularmente
Uma das melhores maneiras de reduzir sua pressão arterial é se exercitar regularmente. Se você considera difícil implementar uma rotina de treinos por conta própria, considere matricular-se em uma academia. Lá, você terá acesso a treinadores profissionais que podem ajudá-lo a desenvolver um programa de treino personalizado e direcionado para tratar a sua hipertensão.
Alguns exercícios que auxiliam na redução da pressão arterial:
- Dança
- Caminhada
- Corrida
- Spinning
- Natação
Corte o sódio da sua dieta
O excesso de sódio na dieta, em geral, é prejudicial para qualquer pessoa e especialmente para as que sofrem de hipertensão, é primordial rever a dieta e diminuir o consumo dos alimentos ricos em sódio.
Algumas dicas para te ajudar a diminuir o consumo de sódio no dia-a-dia:
- Leia os rótulos dos alimentos antes de comprar
- Resista à tentação de adicionar sal à sua comida
- Evite alimentos processados
Uma dieta pobre em gorduras e sal e rica em vegetais e frutas pode reduzir a pressão arterial em 10 a 12 mm/Hg. Com paciência e determinação, o seu paladar acabará se ajustando às novas mudanças.
Pare de Fumar
Cada vez que você fuma, há um aumento no seu nível de pressão arterial e que, infelizmente pode persistir durante muito tempo mesmo após descartar o seu cigarro. Se você é fumante, experimente livrar-se desse hábito! Com certeza isso pode ajudá-lo a retornar o seu nível de pressão arterial ao normal.
Evite bebidas alcoólicas
Além da elevação da taxa de gordura, o sódio presente nas bebidas é outro agravante. As artérias acabam retendo o sal e se contraem, provocando aumento da pressão. As bebidas alcoólicas também diminuem os efeitos da medicação, tornando-a ineficaz.
Reduza o estresse
Você fica constantemente estressado?
Existem diversos estudos que apontam o estresse emocional como um dos maiores vilões quando o assunto é hipertensão arterial. E quando não tratado, pode causar picos de pressão e mantê-la alta.
Procure maneiras agradáveis para relaxar. Você pode experimentar, por exemplo:
- Ouvir músicas suaves
- Praticar exercícios de respiração
- Desenvolver um novo hobby
A hipertensão é um sério problema de saúde e que apesar de comum, se não tratada, pode causar sérios danos ao organismo. Por isso, fique atento e procure melhorar os seus hábitos.