A definição muscular nada mais é que a diminuição dos níveis de gordura corporal.
Quando atingimos percentuais de gordura mais baixos, naturalmente nossos músculos passam a “aparecer” com destaque, dando a impressão de um físico mais estético e escultural.
Todas as pessoas que buscam o “abdômen tanquinho”, a “barriga chapada” ou braços e peitorais mais definidos, estão essencialmente no caminho para diminuir seu tecido adiposo.
O segredo para a definição muscular é uma boa conciliação com treinamento com pesos e uma alimentação balanceada.
Para que você entenda mais sobre o tema, criamos esta postagem. Aqui, você saberá a relação da dieta com os músculos mais definidos e como atingir e manter a estética corporal com hábitos saudáveis.
Gostou da ideia? Continue sua leitura para saber mais a respeito!
Qual é a relação da dieta com a definição muscular?
Para a maioria das pessoas, é impossível atingir a definição muscular sem o auxílio de uma dieta equilibrada.
Sua alimentação deve ter uma quantidade adequada de proteínas, gorduras e carboidratos, para que seu corpo não armazene o excesso ingerido em forma de tecido adiposo.
Isso é o que tentamos combater e essencialmente diminuir. Obviamente, é preciso ter o bom senso nesse caminho. A abordagem mais segura e prudente é cortar esses macronutrientes da sua alimentação.
Essa é uma das maneiras de evitar o efeito sanfona e garantir uma alimentação saudável e flexível ao longo do tempo. Note que os exercícios físicos também são parte importante dessa equação.
Sem ter uma massa muscular minimamente desenvolvida, o indivíduo pode ter baixos percentuais de gordura e nunca apresentar um corpo esbelto e escultural.
Isso acontece por razões que veremos a seguir.
Como os exercícios físicos influenciam na definição?
Os exercícios físicos são os únicos capazes de estimular o crescimento da massa muscular.
Sem um bom estímulo, você pode até se alimentar corretamente, mas seus músculos não ficarão mais fortes ou desenvolvidos.
Quando queremos a definição muscular, estamos em busca de um aumento dessa “massa magra” e da diminuição da “massa gorda”.
As atividades físicas causam esse efeito, mas, para chegar em níveis realmente aparentes, é preciso unir seu esporte ou exercício físico com a alimentação.
Somente emagrecer não é o suficiente. Inclusive, apostar em longos aeróbicos pode causar o efeito contrário: pode reduzir sua massa muscular e deixar você flácido e sem muita definição.
Por isso, conte com o auxílio de um bom nutricionista e de um bom profissional de educação física para chegar ao seu corpo ideal.
E não se esqueça: os bons hábitos ainda são importantes para sua saúde e estética.
Qual é a importância dos bons hábitos para manter a estética do corpo?
Hidratar-se corretamente, dormir pelo menos 8 horas por dia e ter níveis adequados de estresse são hábitos fundamentais para sua saúde física e mental.
Esses bons hábitos também estão diretamente relacionados com sua performance física e manutenção da sua estética.
Quando cada um desses elementos se encontram, seus treinos rendem mais e seu organismo consegue desempenhar todas as suas funções fisiológicas de maneira otimizada.
Para crescer massa muscular, emagrecer e, até mesmo, ter um bom humor, é preciso descanso — por isso, o sono é tão importante.
Lembre-se de que a hidratação também é fundamental para inúmeras regulações corporais. Sem ela, a sua performance dentro da academia pode estar em risco.
O estresse, por sua vez, é danoso em todas as áreas. Ele ajuda a elevar seus níveis de cortisol — o “hormônio do estresse” —, muito importante em condições específicas, mas completamente danoso em excesso.
Seu emagrecimento, ganho e manutenção de massa muscular podem ser terrivelmente afetados com a secreção em excesso desse hormônio.
Por isso, tente manter uma rotina adequada e não se esqueça de procurar uma academia com ótimos profissionais para conseguir atingir seus objetivos.
A definição muscular depende de uma boa prescrição de treino, que deve levar em conta aspectos individuais.
Bons profissionais são capazes de planejar um bom treino, com periodização apropriada e com níveis de intensidade de acordo com seu nível atual.
Gostou do post? Compartilhe-o nas redes sociais!