Muitas vezes, perder gordura abdominal vai além da questão estética. Isso porque um dos indicativos para risco de problemas cardíacos e diabetes é a circunferência da cintura.
Dentro desse parâmetro, as medidas desejáveis dessa região em homens e mulheres são de até 94 cm e 80 cm, respectivamente, para reduzir as chances de desenvolver doenças.
No entanto, de nada adiantará perder gordura da barriga se não for de forma saudável, concorda? Então, acompanhe nossas três dicas para eliminar os pneuzinhos com saúde!
1. Mantenha uma alimentação saudável
Para perder gordura abdominal de maneira saudável é preciso apostar em uma alimentação balanceada e equilibrada, priorizando a qualidade dos alimentos.
Você pode até emagrecer somente contando calorias, mas se a comida for pobre em nutrientes, certamente não será de uma boa forma e poderá ter problemas de saúde.
Sendo assim, confira algumas dicas para se alimentar melhor:
- coma frutas, verduras e legumes todos os dias — esses vegetais devem ser a base da alimentação;
- prefira carnes magras, como frango e peixe;
- aposte nos ovos como fonte de proteínas;
- prefira cereais, pães e massas integrais em vez das versões refinadas;
- reduza o consumo de açúcares e doces, deixando para ocasiões especiais;
- evite frituras e gorduras;
- elimine temperos industrializados e alimentos com muito sódio, pois, além de fazerem mal à saúde, retêm líquido e podem deixar a barriga inchada.
2. Pratique atividades físicas regularmente
Infelizmente, não existe um exercício físico para perder apenas a gordura da barriga, sem afetar o restante do corpo. A queima é generalizada, então não temos controle sobre ela.
O que se pode fazer é aliar uma atividade aeróbica, que aumenta o gasto calórico e a queima de gordura, a uma boa modalidade para ganhar massa magra, como a musculação.
Dessa maneira, é possível melhorar a composição corporal, tonificando os músculos e favorecendo o contorno do corpo. São exemplos de atividades aeróbicas:
- caminhada;
- corrida;
- dança;
- funcional;
- jump;
- natação;
- pular corda.
3. Durma bem
Pode até parecer mentira, mas você sabia que dormir mal tem relação com o ganho de peso? Isso foi comprovado em um estudo divulgado pela revista Science Advances.
O sono ruim faz seu organismo ficar em estado de alerta, liberando o hormônio do estresse (cortisol), que favorece o ganho de peso. Portanto, é importante prezar boas noites de sono.
Veja como dormir melhor:
- tenha horário para dormir e acordar;
- faça refeição leve à noite, pois a digestão pesada atrapalha o sono;
- evite aparelhos eletrônicos pouco antes de ir para a cama;
- prepare um ambiente aconchegante para adormecer com mais facilidade;
- beba chás de ervas relaxantes perto da hora de dormir (erva-doce, camomila etc.).
Como você viu, para melhorar a composição corporal sem riscos é preciso ter uma rotina saudável, com alimentação balanceada, atividades físicas e boas noites de sono.
E quando for praticar exercícios, lembre-se de buscar um profissional de educação física para montar um treino personalizado que ajude você a perder gordura abdominal.
Já que estamos falando de atividade física e vida saudável, aproveite a visita e confira também nosso post sobre os benefícios de fazer caminhada para a sua saúde!