Uma alimentação equilibrada é importante para a saúde e ela pode ser feita à base de alimentos in natura. Pensando nisso, você sabe o que é comida de verdade?
Esse termo vem sendo cada vez mais usado para explicar de maneira simples o que é uma refeição saudável. Por esse motivo, é preciso ficar por dentro do assunto.
Neste post, contamos o que significa o conceito, como colocá-lo em prática e por que devemos incluí-lo em nossos hábitos de vida. Continue a leitura e confira!
O que é comida de verdade?
Muito tem se falado nisso, mas você sabe exatamente o que é comida de verdade? Nas últimas décadas, os alimentos ultraprocessados ganharam as prateleiras das despensas das casas.
Afinal de contas, com o tempo cada vez mais curto, é preciso agilizar as refeições. Entretanto, a indústria alimentícia utiliza recursos não tão saudáveis para manter a conservação desses produtos.
Percebendo o prejuízo que esse tipo de alimento causa na saúde, as pessoas estão retomando o hábito de preparar as refeições com ingredientes in natura.
É aí que surge o termo “comida de verdade”, referindo-se aos alimentos preparados de maneira mais natural possível, sem aditivos químicos, preservando, assim, os sabores, os aromas, as cores e, sobretudo, os nutrientes.
Como preparar comida de verdade?
A comida de verdade é feita a partir de alimentos saudáveis e naturais. Isso significa incluir ingredientes in natura, como:
- frutas, verduras e legumes;
- cereais;
- leguminosas;
- carnes frescas;
- ovos;
- leite;
- queijos;
- oleaginosas;
- sementes;
- temperos naturais — cebola, alho, cebolinha, salsinha, especiarias etc.;
- gorduras saudáveis — azeite de oliva extravirgem, manteiga, óleo de coco, óleo de abacate etc.
Sabe o famoso prato “arroz, feijão, salada, legumes e proteína”? Pois bem, se feito com temperos naturais e sem qualquer produto ultraprocessado, pode ser considerado um prato de comida de verdade.
Qual é a importância de consumir comida de verdade?
Não é segredo para ninguém que uma alimentação saudável é importante para ter a saúde em dia, prevenir doenças e manter o peso saudável.
A comida de verdade é um dos melhores caminhos para conseguir esse equilíbrio alimentar, pois prioriza ingredientes saudáveis e naturais.
Mantendo uma boa variedade de alimentos in natura, principalmente vegetais, ela fornece todos os nutrientes de que o corpo precisa para funcionar bem. A comida de verdade é:
- livre de açúcares refinados;
- livre de aditivos químicos;
- livre de gorduras ruins;
- rica em nutrientes;
- rica em antioxidantes — que combatem o envelhecimento precoce;
- rica em fibras — importante para o funcionamento do intestino e para reduzir a absorção de colesterol e de açúcar;
- variada em sabores, texturas, aromas e cores;
- saborosa e saudável ao mesmo tempo.
Resumindo, ela nutre, previne problemas de saúde e é incrivelmente gostosa. Ou seja, ela contém todos os benefícios que procuramos ao nos alimentar, não é mesmo?
Agora que você sabe o que é comida de verdade, tente incluí-la no seu dia a dia. Ela é um ótimo exemplo do que uma alimentação saudável deve ser.
Agora, embora ela priorize alimentos in natura, saiba que nem todo industrializado é ruim. Por isso, é tão importante saber interpretar os rótulos. Aproveite que está por aqui e veja mais sobre isso!