A introdução dos esportes na infância é essencial para manter uma criança saudável. Afinal, o sedentarismo está relacionado a inúmeras doenças e, hoje, é um assunto a ser debatido.
Crianças que não se exercitam apresentam maiores chances de se tornarem obesas. Isso faz com que surjam inúmeras condições clínicas de origem física e mental.
Portanto, para manter o seu filho longe desses problemas, nada melhor do que estimular uma vida ativa e repleta de bons hábitos.
Neste post, falaremos mais sobre a importância dos esportes para os pequeninos e informaremos algumas das melhores opções disponíveis para eles.
Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura e confira!
O sedentarismo é mais comum do que parece
Acima, abordamos brevemente alguns dos principais problemas que o sedentarismo pode proporcionar para os mais jovens.
Porém, também é de suma importância que você entenda como a falta de atividade física é extremamente comum na rotina do homem moderno.
Uma criança em idade escolar, por exemplo, permanece em suas aulas por, pelo menos, 5 horas diárias — de acordo com a média nacional.
Na maior parte desse tempo, o aluno fica sentado, observando as orientações do professor e exercitando o conteúdo que foi ministrado na classe.
Durante o transporte, ele também permanece sentado no carro ou no ônibus. Em algumas exceções, os pequeninos caminham até a sua escola por um breve período.
Ao voltar para casa, eles se alimentam e logo sentam para assistir à televisão, para mexer no smartphone ou para ficar no computador.
Podem estudar mais um pouco, mas, logo chega a hora de se alimentar e dormir. No dia seguinte, tudo se repete.
Tirando as aulas de Educação Física (que costumam ser de, no máximo, 2 horas por semana), as crianças de hoje praticamente não se exercitam.
Eles perdem parte do prazer em brincar de maneira ativa com os seus amigos, o que prejudica o seu desenvolvimento físico e até mesmo social.
De acordo com a OMS — Organização Mundial da Saúde —, jovens entre 5 e 17 anos de idade devem praticar pelo menos 1 hora de atividade física diariamente para se manterem saudáveis.
Portanto, nada melhor do que utilizar os esportes para ajudar a suprir essa demanda, que é imprescindível para a saúde dos mais novos.
Alguns dos melhores esportes para uma vida ativa
Agora que você já entendeu a importância de uma vida ativa, chegou a hora de falarmos sobre algumas das melhores opções para os mais jovens.
Não se esqueça de que essas são somente algumas recomendações. Portanto, procure observar a modalidade ideal de acordo com o perfil do seu filho.
Afinal, não há nada pior do que praticar aquilo que não se tem nenhum interesse, não é verdade?
Artes marciais
As artes marciais ajudam a desenvolver a disciplina, a perseverança e uma série de princípios importantes e que são utilizados durante toda a vida.
Fora isso, elas são extremamente eficazes para o desenvolvimento do condicionamento físico e da coordenação motora. Ou seja, os benefícios são inúmeros.
Para quem está em dúvida sobre qual escolher, saiba que existem inúmeras opções, como Muay Thai, Karatê, Boxe, Judô e Jiu-jitsu, entre outras.
Natação
A natação é popularmente conhecida como o esporte mais completo de todos. E isso não é por acaso: nadar ajuda a fortalecer todos os músculos do corpo e é uma alternativa excelente para aprimorar o condicionamento físico.
Para quem tem problemas respiratórios, existem poucas alternativas mais saudáveis e mais eficazes do que a natação. Certamente, é uma excelente escolha.
Fit Dance
Obviamente, os esportes tradicionais não são a única maneira para permanecer ativo e com a saúde em dia.
Alternativas como o Fit Dance podem ajudar o seu filho a aproveitar o amor pela música para ter um estilo de vida mais saudável.
As aulas são intensas, apresentam grande gasto calórico e ajudam no condicionamento físico, na coordenação motora e na consciência corporal.
Dentre todas essas opções, temos certeza de que uma pode ser a escolha adequada para o seu pequenino!
Gostou deste post sobre os esportes na infância? Então, aproveite para entrar em contato conosco e agendar uma aula experimental — estamos à disposição!