Ir à academia vai muito além de deixar o corpo bonito para o verão. Quem opta por uma vida saudável, não queima apenas algumas calorias, mas consegue ter uma mente tranquila para encarar os desafios da vida.

Nas academias, é possível encontrar diversas atividades que unem esses dois pilares importantes para qualquer pessoa. Pensando nisso, separamos 6 dicas de exercícios para a mente e o corpo. Continue a leitura e faça a melhor escolha.

1. Natação: para todas as idades

Desde quando Cesar Cielo e Michael Phelps começaram a superar vários recordes nas piscinas, a natação vem conquistando muitos fãs. Empolgadas pelo sucesso desses atletas, as academias investem em modalidades para todos os tipos de públicos. Há opções para jovens, adultos, terceira idade e até para crianças.

Você pode escolher o dia e horário que mais se enquadra a sua rotina e aproveitar os benefícios que este esporte traz para  a saúde, dentre os quais:

  • fortalecimento muscular;

  • queima de calorias sem prejudicar as articulações;

  • aperfeiçoamento do sistema cardiovascular e respiratório;

  • melhora no humor e no estado mental.

2. Yoga: autoconhecimento de corpo e mente

Se você deseja alcançar o autoconhecimento de corpo e mente sem fazer muito esforço, basta praticar o Yoga. Aqui, o aluno acalma as perturbações da mente e controla a sua respiração com exercícios de concentração e meditação.

Geralmente, basta uma hora de aula para atingir o ápice da tranquilidade. Depois da sessão, você perceberá um equilíbrio entre foco e relaxamento dos músculos do corpo.

E o melhor: apenas com a postura do corpo ereta. O Yoga é ideal para aquelas pessoas que têm uma rotina agitada e não encontram ânimo para praticar a musculação.

No entanto, os benefícios do Yoga são notados apenas quando você pratica os exercícios por, pelo menos, duas vezes na semana.

3. Pilates: um dos exercícios para a mente

Antes de enumerar as vantagens do pilates para a sua saúde, responda uma simples pergunta: quanto tempo você fica sentado durante o dia?

Se você respondeu mais de quatro horas, é melhor alterar a sua rotina. Segundo uma pesquisa realizada na Austrália, pessoas que se enquadram nessa situação são  mais suscetíveis a desenvolverem doenças crônicas como pressão alta e câncer.

A saída para fugir desses problemas é fazer pequenos alongamentos ao longo do dia e praticar pilates. Esse esporte desenvolve a consciência corporal, melhorando a sua postura. Dessa forma, terá mais disposição e agilidade para concluir as demandas do seu dia a dia.

Os exercícios do pilates podem ser praticados por diversos tipos de pessoas. Há exercícios que atendem alunos do nível iniciante, intermediário e avançado. Faça aulas duas vezes por semana e alcance os resultados desejados.

4. Tai Chi Chuan: arte marcial para afastar o estresse

Essa modalidade oriental é outro esporte que podemos citar para o fortalecimento dos músculos, da agilidade e da respiração. A arte marcial ainda tem o poder de afastar o estresse. Isso porque, durante os exercícios, a circulação sanguínea é bastante estimulada, tornando a mente mais lúcida e menos dispersa.  

5. Corrida: inúmeros benefícios para o corpo

Entre as opções citadas neste artigo, acreditamos que a corrida é o esporte mais fácil para ser praticado. Basta um par de tênis confortável para iniciar essa atividade que traz diversos benefícios para o nosso organismo. Veja abaixo!

  • Diminui o estresse e a ansiedade;

  • Reduz a gordura corporal;

  • Previne doenças cardíacas;

  • Acelera o metabolismo.

6. Ritmo: diversão e melhoria da qualidade de vida

Para finalizar a lista de exercícios para trabalhar a mente e o corpo, vamos falar do Ritmo. Essa modalidade além de potencializar os músculos inferiores (coxa, glúteos) e os posteriores (abdômen, cintura e quadril), diminui o estresse, melhora a sua qualidade de vida e traz mais diversão para a sua rotina.

Não importa se você gosta de samba, pagode ou axé. Os ritmos são misturados e a única exigência é: deixar a preguiça de lado. Então, preparado para a próxima aula?

Agora que você já conhece os principais exercícios para trabalhar a mente e o corpo, que tal escrever nos comentários abaixo qual foi a modalidade que você mais achou interessante? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Escrito por Academia Nadarte